A italiana Benedetta Maxia celebra em agosto 20 anos de vida em Portugal. Mas é caso para dizer que quem recebe os presentes são os lisboetas. Muitos, sustentáveis, bonitos, didáticos, criativos e exclusivos. São vendidos desde meados de junho na nova FuFu, uma loja-atelier na Rua Luciano Cordeiro, dedicada ao mundo dos brinquedos, dos livros especiais e, em breve, do mobiliário. Este último é um trabalho com assinatura do arquiteto Pedro Louro, que para já alberga as peças das várias marcas, e no futuro, será também comercializado. “Por enquanto são protótipos”, explica Benedetta. Os planos pré-abertura eram imensos e incluíam uma linha de móveis própria, que já está a ser desenvolvida. Mas com tudo aquilo que chegou das encomendas feitas para a loja, acharam que seria bom esperar. “Vamos crescer devagar.”
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/07/230711_FUFU-credits_Pedro-Sadio-2-1600x1067.jpg)
Benedetta e Pedro moram na zona (em tempos viveram neste mesmo prédio) e queriam um espaço que fosse em simultâneo uma loja que juntasse os brinquedos originais que já compravam para o filho, de sete anos, e um escritório e atelier para os respetivos ofícios. A italiana tem, desde 2012, a marca de bonecos Fulana Beltrana Sicrana, com bonecos personalizados, animais e tributos a personalidades icónicas, todos feitos e costurados à mão. “Trabalho muito a personalização, a força da marca é essa também.” A sua mesa de criação é, agora, o balcão da FuFu, onde está dedicada ao corte e costura em exclusivo às segundas (dia de encerramento da loja), e nos outros dias, entre visitas de clientes.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/07/230711_FUFU-credits_Pedro-Sadio-31-720x1080.jpg)
A seleção de produtos que vendem abrange marcas de todo o mundo. Começam por ter algumas mais conhecidas como os jogos da norte-americana Kikkerland ou as canetas e papéis para colorir da francesa Omy, mas estendem-se a projetos menos consagrados em Portugal. Exemplo dos brinquedos em madeira da italiana milaniwood, dos barcos – que navegam mesmo – da francesa Maison Tirot, dos utensílios de cozinha em madeira da ucraniana SABO Concept, dos berlindes temáticos da Billes & Co., das histórias infinitas da Scrollino, uma marca nascida em França ou dos brinquedos de onda vintage da Candylab. “Queremos ter um bocadinho de diferentes peças. Não somos só uma loja de design, nem temos só peças caras, temos para todos os preços.” Quanto aos livros, optam por apresentar algumas obras do catálgo da Edicare, da Kalandraka, da Planeta Tangerina e da Upa Editora, mais virada para bebés.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/07/230711_FUFU-credits_Pedro-Sadio-13-720x1080.jpg)
A escolha é cuidada, a proposta é diferenciadora – “não queríamos ir pelo caminho mais fácil”, justifica Benedetta – e tem sido bem recebida no bairro. Até porque já faltava uma loja de rua na zona, para os mais novos. Ou será para os mais velhos, também?
Rua Luciano Cordeiro, 27D / 21 584 7739 / ter-sex 11h-19h, sáb 11h-17h (almoço 12h30-14h30)