O pai de todos os emojis, faz 50 anos e, para celebrar o símbolo universal de alegria e do otimismo, a marca, em parceria com estilistas e designers de outras empresas, criou uma imensa variedade de produtos (ver fotogaleria).
O Smiley foi originalmente criado pelo jornalista francês Franklin Loufrani, que pensou no ícone amarelo para sinalizar as notícias positivas no jornal France Soir em 1972. Desde aí, o seu filho, Nicolas Loufrani transformou o símbolo numa marca presente em mais de 100 países.
“A maneira mais fácil de ser empático com os outros é oferecer um sorriso. A Smiley é sobre isso – a capacidade de pensar positivo e que, não importa o que aconteça, todos nós vamos superar os problemas do mundo”, comenta o CEO da Smiley.
Em 1996, Nicolas viu uma grande oportunidade de passar a Smiley para o mundo digital. Assim, revolucionou e criou uma maneira totalmente nova de comunicação, usando uma variedade de expressões faciais para transmitir emoções.
A marca não pára e, ainda este ano, a Smiley quer lançar a própria coleção de NFTs, e o projeto Future Positive, voltado para produtos sustentáveis.
Também para a celebração do cinquentenário, a empresa lançou o livro ilustrado “Smiley: 50 Years of Good News” , que conta a história das cinco décadas da marca. O livro mostrará como o ícone do otimismo foi adotado por tantos artistas, movimentos sociais e designers.
“Depois dos desafiadores últimos dois anos, não há melhor maneira de sair destes tempos do que com esta campanha que visa reverter um deficit global de sorrisos, espalhar positividade e encher o mundo de sorrisos em 2022”, diz Nicolas Loufrani. “Esta campanha prova que o simbolismo único, criativo e positivo de Smiley continua a inspirar alguns dos artistas, marcas e formadores de opinião mais influentes do mundo.”