A LeapMotor, um dos principais fabricantes chineses de automóveis elétricos, chegou a Portugal pelas mãos da Stellantis, grupo automóvel que detém 51% da LeapMotor International. Esta joint venture, entre o grupo que detém marcas como a Peugeot, Citroën, Fiat e Opel, e o fabricante chinês, ficou com a exclusividade da produção e venda dos LeapMotor fora da China. O que significa que os veículos da LeapMotor serão comercializados e terão assistência pós-venda assegurada pela rede de concessionários da Stellantis.

Um citadino e um SUV familiar
São dois os modelos de lançamento LeapMotor em Portugal. Carros que conduzimos no evento da apresentação à comunicação social. O T03, um citadino compacto de 5 portas, e o C10, um SUV elétrico familiar (segmento D).
O T03, com um preço a partir de €19.600, oferece uma autonomia de 265 km (WLTP), um interior espaçoso comparável a modelos do segmento B, e destaca-se pela agilidade no trânsito urbano. O C10, com preços a começar nos €37.400, é um SUV familiar com 420 km de autonomia (WLTP) e uma vasta gama de funcionalidades, incluindo uma grande habitabilidade interior e tecnologias de ajuda à condução e infoentretenimento. O T03 conta com um motor de 70 kW (95 cv), bateria de 37,3 kWh, com carregamento rápido até 45 kW em corrente contínua. O C10 tem um motor de 160 kW (218 cv), uma bateria de 70 kWh e suporta carregamento rápido até 84 kW.
Muita tecnologia de série
A aposta da Leapmotor em tecnologia e inovação é evidente nestes veículos. Ambos os modelos incluem, de série, condução autónoma de nível 2, suportada por tecnologias de ajuda à condução. Os representantes da LeapMotor destacaram algumas inovação desta marca, como a primeira implementação completa cell-to-chassis do mundo (as células da bateria reforçam a estrutura do carro), módulos elétricos de alto rendimento refrigerados a óleo, e a primeira arquitetura central elétrica e eletrónica 4 em 1.
O T03 é um citadino com cerca de 3,6 metros de comprimento, que anuncia um raio de viragem de apenas 9,7 metros. Apesar das dimensões contidas, anuncia a maior altura interior do segmento, teto panorâmico e 16 compartimentos de arrumação. De facto, ficámos surpreendidos pelo espaço útil no interior do T03, com destaque para a habitabilidade nos bancos traseiros.
Não há opcionais à exceção da pintura exterior e o equipamento de série inclui ecrã tátil central de 10 polegadas, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, ar condicionado automático e travão elétrico.


O C10, um SUV familiar com 4,74 metros de comprimento, com espaço interior verdadeiramente generoso. É daqueles carros em que podemos ir nos bancos de trás com perna cruzada e usar a mala para fazer mudanças de casa. O design interior prima pela simplicidade e minimalismo. A maioria das superfícies é dura ao toque, mas acaba por ter um aspeto relativamente sofisticado. O que é reforçado pela tecnologia e nível de personalização. Por exemplo, há 12 altifalantes e iluminação personalizável para criar ambientes distintos. Nem falta um modo ‘relax’, que reduz a inclinação dos bancos e cria uma atmosfera descontraída, com luz e música suaves. Outra curiosidade: é possível rebater os encostos dos bancos da frente para que fiquem contínuos com os bancos de trás para criar uma plataforma plana. Ideal para o modo de campismo, outra funcionalidade disponível. Ainda relativamente à funcionalidade, destaque para os 425 litros de espaço na bagageira, 32 litros no frunk, e para capacidade de reboque de 1500 kg.
Neste primeiro contacto, notámos bem que a afinação do chassis do C10 vendido por cá foi feita na Europa: enquanto o C10 tem um ‘pisar’ firme, que compensa o peso do carro, o T03 é bem mais ‘mole’.
O C10 está disponível em duas versões, Style e Design, com preços de €37.400 e €38.900, respetivamente.