A China continua a apostar forte no mercado automóvel, e a XPENG é mais uma marca que se quer impor no segmento dos automóveis elétricos.
Os veículos elétricos da marca chinesa devem chegar ao mercado português já em 2024, através da Salvador Caetano Auto. No início do ano passado, a XPENG anunciou a intenção de estabelecer presença em vários mercados europeus, do Médio Oriente e de África.
“Estamos muito orgulhosos de ter a Salvador Caetano como nosso parceiro estratégico em Espanha e Portugal, mercados muito importantes para a XPENG”, refere, em comunicado de imprensa, Brian Hongdi Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da XPENG.
Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional, considera que esta é uma nova parceria de grande importância para a empresa portuguesa, que também já tinha a representação da BYD: “Esta aliança estratégica estabelece as bases para uma parceria sólida entre a XPENG e a Salvador Caetano Auto, que nos permitirá oferecer rapidamente os automóveis elétricos tecnologicamente avançados da XPENG no mercado da Península Ibérica”.
Ainda não foram divugados preços para Portugal. Mas, por exemplo, nos países da Europa onde a XPENG já chegou, o P7 RWD Long Range tem um preço de cerca de 50 mil euros. Um valor bem acima do que é praticado na China.
A XPENG, fundada em 2014 na cidade chinesa de Guanghzou, desenvolve soluções de mobilidade ecológicas. Está sediada em Guangzhou e Amesterdão, e tem ainda escritórios em Pequim, Xangai e Silicon Valley.