O júri do Seguro Direto Carro do Ano, que inclui um representante da Exame Informática, já selecionou os sete finalistas que vão disputar a eleição do Carro do Ano em Portugal. Todos os selecionados são elétricos ou eletrificados, mais uma demonstração da tendência clara da indústria em apostar nesta tecnologia como forma de reduzir as emissões poluentes.
Os finalistas são, por ordem alfabética: BYD Seal, Hyundai IONIQ 6, Hyundai Kauai, Renault Espace, Toyota C-HR, Toyota Prius e Volvo EX30.
A edição deste ano contou com 42 inscritos, dos quais 22 foram candidatos ao título de vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024.
Além do prémio principal, o júri também vai escolher, entre os 42, os melhores nas categorias: Citadino, Desportivo/Lazer, Familiar, SUV Compacto (inclui crossovers), Grande SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in.
Prémio Personalidade do Ano
A Comissão Executiva do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024 irá ainda distinguir a Personalidade do Ano que, pela sua participação profissional e empenho pessoal, contribua inequivocamente para o desenvolvimento do sector automóvel em Portugal.
Prémio Design e Prémio Tecnologia e Inovação
Nesta edição, pela primeira vez, o júri do Carro do Ano vai atribuir o Prémio Design ao modelo que mais se destacar em matéria de estilo e imagem. Também nesta edição, a organização vai voltar a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que vão ser apreciados e posteriormente votados pelos jurados para eleger o vencedor do Prémio Tecnologia e Inovação.