Há quem diga que foi a segunda geração do 3008, lançada em 2016, que levou a Peugeot para outros níveis de qualidade, conseguido intrometer-se entre marcas consideradas mais premium. Ora, considerando o que foi revelado, o próxima geração do 3008, agora 100% elétrico, poderá marcar mais um momento de evolução considerável da marca francesa.
Já se conhecia algumas imagens, que apontavam para um design agressivo e para a implementação de soluções tecnológicas inovadoras. O que se confirma agora, com a apresentação oficial do novo e-3008.
Boa parte da inovação foi permitida pela plataforma STLA Medium, que o e-3008 estreia. Uma plataforma otimizada para carros elétricos. Por exemplo, foi desenvolvida para permitir a instalação de baterias de grande capacidade e de serviços conectados.
Sempre atualizado
Naturalmente, o Peugeot e-3008 segue as mais recentes tendências tecnológicas. Vem conectado à Internet móvel de fábrica e pode ser atualizado remotamente (Over The Air). O interior é ‘dominado’ por um ecrã panorâmico curvo de 21 polegadas, que tanto serve o condutor (painel de instrumentos), como os passageiros através do sistema de infoentretimento: “do lado esquerdo do ecrã panorâmico, por cima do volante compacto, o painel de instrumentos reúne todas as informações relativas à condução (velocidade, medição de potência, ajudas à condução, fluxo de energia, etc.); Do lado direito do ecrã panorâmico, ao centro do painel de bordo, a secção tátil é acessível ao condutor e ao passageiro. Pode ser utilizada para gerir o aquecimento/ar condicionado, a navegação, os sistemas multimédia/conectividade, etc.”. Este ecrã está limitado às versões mais equipadas. Nas versões Allure o ecrã de 21 polegadas é substituído por dois ecrãs de 10 polegadas “justapostos num único suporte, com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21 polegadas”.
Como já acontecia em outros modelos da marca, há um painel tátil com botões de atalho personalizáveis, os i-Toggles. Os comandos no volante compacto são novos e capazes de detetar automaticamente os dedos do conduto, para que não possam ser ativados acidentalmente.
Ainda no campo da tecnologia, há travagem automática de emergência para evitar colisões (de 7 a 140 km/h), alerta de transposição de faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor, reconhecimento “alargado” dos sinais de trânsito, monitorização do ‘ângulo morto’, controlo de descida de declives (até 30 km/h) e controlo de tração (modos neve, lama e areia).
Mais premium
Não é só a tecnologia e o design que trazem o novo 3008 ‘mais para cima’ em termos de segmento de mercado. Há outros detalhes que demonstram claramente que as intenções da Peugeot. Por exemplo, este é o primeiro Peugeot em que os bancos dianteiros podem ser equipados com apoios laterais adaptativos, que se insuflam ou esvaziam eletricamente, para se adaptarem perfeitamente às formas do corpo do passageiro. Outros exemplos: o sistema de som Hi-Fi Focal Premium, composto por dez altifalantes e amplificador de 12 vias e o AQS (Air Quality System). Um sistema “que controla constantemente a qualidade do ar que entra no habitáculo, ativando automaticamente, se necessário, a reciclagem do ar”. No nível GT há mesmo um sistema de purificação de ar, que filtra os gases e as partículas poluentes.
Autonomia de 525 a 700 km
Como tem sido habitual em carros elétricos, o e-3008 vai estar disponível com três motorizações: duas rodas motrizes com 157 kW (210 cavalos) e autonomia de 525 km; 170 kW (230 cavalos), com autonomia de 700 km; e versão com dois motores (tração integral) com 240 kW (320 cavalos).
A bateria de iões de lítio (arquitetura de 400 volts), do tipo NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), tem 73 kWh ou 98 kWh. Curiosamente, a versão dual motor utiliza a bateria de menor capacidade. Ou seja, a bateira de 98 kWh só será usada na versão de grande autonomia.
No que diz respeito a carregamentos, a potência máxima em corrente contínua (carregamento rápido) é de 160 kW. Apesar de o comunicado não o mencionar, presumimos que este valor seja apenas válido para a bateria de 98 kWh porque a Peugeot menciona um tempo de carregamento, dos 20 aos 80%, inferior a 30 minutos para a versão de grande autonomia e de 30 minutos para as restantes. Em carregamento normal (corrente alternada), o e-3008 traz de série um carregador interno trifásico de 11 kW, estando disponível a versão de 22 kW como opção.
Ainda no que diz respeito ao sistema de energia, o e-3008 traz algumas novidades para a marca: V2L, que permite fornecer energia elétrica a aparelhos externos (até 16 amperes), e Smart Charging, um sistema capaz de modular a potência de carregamento das baterias em função dos períodos horários, para reduzir os custos de carregamento (solução que depende do suporte por parte dos operadores dos postos de carregamento).
O Peugeot e-3008 vai chegar ao mercado em fevereiro do próximo ano. A marca francesa ainda não revelou os preços.