Será o terceiro Kia baseado na plataforma E-GMP, que já é usada pelo EV6 e pelo recém-apresentado EV9, um SUV de grandes dimensões. A mesma plataforma também serve de base aos Hyundai Ioniq 5 e 6.
Foi o site CarNewsChina que encontrou as fotos publicadas pelo Ministério da Indústria e da Tecnologia de Informação da China. As imagens mostram um SUV com um design similar ao EV9, um SUV de grandes dimensões já apresentado oficialmente pela Kia.
Segundo a informação disponibilizada no site do ministério chinês, o Kia EV5 tem uma largura (1,879 metros) semelhante ao EV6 e 4,617 metros de comprimento, alguns centímetros menos que o EV6. A confirmarem-se estas medidas, o EV5 será um SUV ‘não assim tão compacto’, pelo menos para a realidade do mercado nacional. Aliás, considerando que é mais alto que o EV6, até é provável que tenha maior habitabilidade interior – e o EV6 já é um carro muito espaçoso, como pode verificar na nossa análise recente à versão GT.
A documentação do ministério revela que o Kia EV5 apresenta uma bateria de lítio-fosfato de ferro (LFP) da subsidiária Xiangyang Fudi Battery Co (FinDreams) da BYD, que alimenta um motor elétrico montado na traseira com uma potência de 215 cavalos (160 quilowatts) e 310 Nm de binário. Não foram divulgados detalhes sobre uma variante com tração nas quatro rodas e dois motores, mas é provável que a Kia venha a oferecer esta versão mais tarde.
De qualquer modo, é importante salientar que é provável a versão europeia do EV5 tenha algumas diferenças, já que o carro mostrado será, à partida, a versão produzida para o mercado chinês. Mas deverão ser diferenças estilísticas, que não afetam as dimensões do carro. Por outro lado, é possível que a componente elétrica da versão europeia seja diferente, já que foram divulgadas informações anteriormente que indicam que, na Europa, o EV5 terá uma bateria 82 kWh do tipo NMC (níquel magnésio cobalto), que permitirá uma autonomia superior a 500 km