A Huawei e a Seres já têm uma parceria no fabrico de carros há algum tempo, com as duas empresas a terem criado uma marca em conjunto, a Aito, até agora comercializada na China. Agora, os automóveis nascidos desta joint-venture estreiam-se na Europa. A marca já tem dois modelos preparados (o M5 e o M7 como são conhecidos no mercado asiático), nos quais a Huawei contribuiu com a tecnologia e a Seres com os designs e a produção automóvel.
A Seres anunciou a entrega do primeiro veículo na Europa, mais concretamente na Noruega, mas com o nome SF5 (é o mesmo veículo do que o Aito M5 vendido na China). A comercialização vai fazer-se através da rede da Nordauto, uma empresa especializada em vender veículos elétricos na Noruega e Estónia.
Segundo o ArenaEV, só a versão BEV do SF5 está disponível na Noruega, com dois motores elétricos com 430 kW, 577 cavalos de potência, demorando 3,5 segundos a ir dos 0 aos 100 km/h. Em ciclo WLTP, conta com uma autonomia de 500 km, com baterias de 80 kWh.
No mercado europeu, este modelo vai ter Android Auto, em detrimento do HarmonyOS escolhido para a China. Com um preço anunciado de 49.500 €, abaixo da fasquia psicológica dos 50.000 € e com uma autonomia de 500 km, este modelo é capaz de atrair a atenção de muitos consumidores no “velho continente”.