As empresas portuguesas Powerdot e Miio anunciaram o lançamento da funcionalidade Autocharge em Espanha e França e esperam implementar esta funcionalidade em Portugal até ao final deste ano. O Autocharge é um protocolo que permite que a componente de autenticação do utilizador no posto de carregamento seja feita de modo automático, com a troca de informação entre o posto e o veículo a carregar. De outro modo, quando um veículo elétrico com suporte para este protocolo se liga a um posto com o Autocharge implementado, o carregamento é iniciado automaticamente. Sem que o utilizador tenha de ativar o carregamento através de uma app ou cartão, os processos mais comuns de autenticação.
De acordo com o comunicado, “para ativar o Autocharge, os utilizadores devem descarregar a app Miio, configurar o seu veículo, e após seguir as instruções na primeira carga, utilizá-la ao carregar em todos os carregadores pertencentes à Powerdot”.
Recorde-se que a Miio é uma app que permite não só identificar os postos, como também realizar carregamentos. A Powerdot é uma operadora que instala e gere postos de carregamento.
Segundo a informação divulgada, umas das vantagens do Autocharge é a possibilidade de cobrar automaticamente o carregamento, através do “método de pagamento predefinido pelo condutor, sem que este necessite de introduzir manualmente as informações de pagamento ou interagir com um sistema de pagamento separado”.
Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot referiu que objetivo “é continuar a levar aos nossos clientes a melhor experiência de utilização, complementando as suas atividades do dia a dia e transformando a forma como os utilizadores carregam os seus veículos elétricos em Espanha, França e, futuramente, em Portugal”. Daniela Simões, CEO da Miio, adiciona que “o nosso esforço conjunto para introduzir o Autocharge proporcionará uma experiência sem complicações para os condutores de veículos elétricos, tornando a mobilidade elétrica mais acessível e conveniente em toda a Europa”.