A Cupra é uma das marcas automóveis mais recentes do mercado e, segundo o CEO da empresa, Wayne Griffiths, a marca com maior crescimento relativo na Europa, ultrapassando até a Tesla em termos de crescimento percentual. Desde o início que esta marca, herdada da Seat, tem por objetivo apelar a condutores que valorizam a tecnologia, comportamento mais desportivo e um design irreverente. Outra evidência é que a Cupra tem dado prioridade à eletrificação, pretendendo atrair um público mais jovem.
O novo modelo da marca, apresentado em Berlim, segue e aprofunda as tendências indicadas. Em termos de design, além das linhas ‘agressivas’ e do formato híbrido de SUV coupé, há muitos elementos diferenciadores, como os faróis muito estilizados e o logótipo iluminado. No interior, salta à vista o volante e bancos desportivos, uma invulgar coluna central que parece suportar o tablier (dá ‘ares’ de superdesportivo) e muitos micropontos de luz.
Irmão do ID.5 GTX
O Cupra Tavascan é mais um carro assente na plataforma MEB, para 100% elétricos, do grupo Volkswagen, a mesma plataforma usada, por exemplo, pelos VW ID.4, ID.5 e pelo Cupra Born. O Tavascan vai estar disponível com duas motorizações, sendo que o topo de gama, o VZ, terá uma potência total de 250 kW (340 cavalos). Resultado de dois motores, um por cada eixo, o que também significa que o VZ terá tração integral. Mesmo a variante com tração traseira anuncia muita potência: 210 kW (286 cavalos). A autonomia máxima prevista é de 510 km para a versão com dois motores e de 550 km para a versão com um motor – a bateria tem uma capacidade útil de 77 kWh em ambas as versões.
A potência máxima de carregamento (DC) é de 135 kW. Em postos que atinjam esta potência, o tempo de carregamento anunciado de “pouco menos de meia hora” entre os 10 e os 80 por cento.
Concebido e desenvolvido em Barcelona, o CupraTavascan será o primeiro carro a ser produzido na fábrica de Anhui, na China, “um centro de inovação global de vanguarda para a mobilidade elétrica”. O Tavascan chegará ao mercado em 2024, com um objetivo de vendas superior a 50.000 unidades por ano.
Na fotogaleria seguinte mostramos muitos dos detalhes que mais nos impressionaram durante a apresentação à imprensa do Cupra Tavascan.