A visão do futuro da Audi, partilhada durante o Audi Vision Portugal é clara: chegar à mobilidade premium 100% elétrica até 2030. Além desta meta, a marca mostrou dois novos veículos que fazem parte da estratégia: Q8 e-tron1 e A6 Avant e-tron concept2.
Além dos executivos portugueses, liderados pelo Diretor Geral Nuno Mendonça, estiveram presentes também Fermin Soneira, Vice-Presidente de Produto e-tron da Audi AG, e Jens Puttfarcken, Vice-Presidente de Vendas da Europa da Audi AG.
O ano de 2022 representou um aumento de vendas de 1% na Europa face a 2021 e de 8% em Portugal (3466 unidades para 3750). Portugal destaca-se por ter 49% de aumento das vendas de elétricos e a Audi refere ter atualmente 5% de quota de mercado neste segmento no nosso país. Em comunicado de imprensa, a marca refere que volta a ocupar o “Top 3 das vendas de Marcas Premium em Portugal, marcando a sua posição como uma marca de excelência no Setor Premium”.
Durante este evento, a Audi apresentou dois novos modelos elétricos: o Q8 e-tron e o primeiro Avant 100% elétrico, o A6 Avant e-tron concept. O novo Q8 apresenta um conceito de propulsão otimizado, aerodinâmica melhorada, desempenho de carregamento superior e capacidade de autonomia de até 582 quilómetros na versão SUV e de até 600 quilómetros na versão Sportback. No A6 Avant, podemos contar uma autonomia elétrica de mais de 700 quilometros, capacidade de carregar de 5% a 80% da bateria em apenas 20 minutos e aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos.
Nuno Mendonça afirma: “Ao ouvirmos o caminho que a Audi AG está a preparar para o futuro e ao vermos os magníficos produtos que serão colocados no mercado em breve, tendo o Q8 e-tron e a A6 Avant e-tron como bons exemplos, queremos comunicar-vos que a Audi em Portugal assume voluntariamente o compromisso de vender, exclusivamente, viaturas 100% elétricas antes de 2030”.