O New Holland T4 Electric Power acaba de ser anunciado pela CHN Industrial, que o apelida de “primeiro” trator elétrico com funcionalidades de condução autónoma. O veículo não produz emissões poluentes, trabalha de uma forma mais silenciosa do que as alternativas a combustão e promete custos de operação mais reduzidos também.
A empresa equipou este protótipo com sensores e câmaras que permitem ao trator evitar obstáculos e trabalhar de forma harmoniosa com outros equipamentos, mesmo sem um condutor humano atrás do volante, podendo vir a ser ativado a partir do telemóvel. Este trator consegue atingir velocidades de 40 km/h e a sua bateria pode ser recarregada completamente em apenas uma hora, com recurso aos carregadores rápidos já disponíveis no mercado.
Além de servir para as tarefas agrícolas convencionais, o T4 Electric Power pode servir de fonte de alimentação para outros aparelhos ou mesmo como gerador para situações de emergência, explica o Engadget. A produção das primeiras unidades só deve fica concluída em finais de 2023, altura em que estes tratores devem começar a chegar ao mercado.
Outra inovação da CHN Industrial é o T7 Methane Power LNG, que obtém energia a partir de metano produzido com recurso ao estrume do gado. Este modelo ainda está numa fase de pré-protótipo, com a empresa a propor que o trator seja uma alternativa para as quintas combaterem as suas emissões poluentes, capturando o metano proveniente do estrume e não o deixando libertar-se na atmosfera.
Apesar de os preços para estes modelos não serem ainda conhecidos, a CHN promete custos operacionais até 90% mais baixos para o T4 Electric Power quando comparado com alternativas equiparadas e movidas a combustão, enquanto o T7 LNG permite que os agricultores façam o seu próprio combustível e fertilizante e vendam o excesso de energia, constituindo-se uma boa forma de rendimento adicional.