O E-Rali Sharish-Alentejo Central foi a sexta e última prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio. Como tem sido hábito neste campeonato, a prova, que partiu de Reguengos de Monsaraz, foi muito competitiva. No final, apenas dois segundos separaram o primeiro do segundo lugar e, durante a prova, foram várias as trocas de posições entre os primeiros.
A vitória foi, uma vez mais, para a dupla Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo que, desta forma, confirmaram a vitória na edição de 2022 do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio. Em declarações à Exame Informática, Eduardo Carpinteiro Albino explicou que a equipa não começou da melhor forma, mas que, “graças à atenção de José Carlos Figueiredo [navegador], corrigimos rapidamente e passámos a liderar”, o que aconteceu a partir do oitavo setor seletivo. José Carlos Figueiredo confirmou o interesse em participar no próximo ano: “Acho que funcionámos tão bem em equipa que faz todo o sentido continuarmos”.
Esta dupla acabou o rali com uma média de 0,2 segundos, o que significa que, na maioria dos 99 controlos feitos pela organização, as passagens foram feitas no segundo ideal ou com apenas um segundo de erro.
Ao segundo
A competitividade da prova é evidenciada pela análise do valor médio, já que foi inferior a 1 segundo até ao oitavo classificado. Aliás, a dupla Nuno Serrano e Alexandre Berardo, também integrados da equipa Renault, a única equipa que, à partida, poderia ‘roubar’ o campeonato a Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, acabaram em nono lugar, consequência de um único erro, que os levou a penalizar 99 segundos.
O Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, este ano em segunda edição, é disputado na modalidade de regularidade e é o único em Portugal que recorre às energias alternativas.
Organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o campeonato tem como promotor o Classic Clube de Portugal (CCP) e destina-se exclusivamente a veículos elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os automóveis destinados à condução quotidiana.
A edição de 2022 teve seis provas, a primeira das quais em maio, em Vila Nova de Gaia, à qual se seguiram Oeiras, em junho – uma prova que conta para o Campeonato FIA de Novas Energias –, Proença-a-Nova, em julho, Açores, em setembro, Lisboa, em outubro, tendo terminado este domingo em Reguengos de Monsaraz.
Participação da Exame Informática
A Exame Informática acompanhou a maioria das provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio por dentro, enquanto equipa participante. O objetivo da nossa participação é seguir a evolução da mobilidade elétrica, também na componente desportiva. Bem como testar carros elétricos em condições particularmente exigentes.
No E-Rali Sharish-Alentejo Central, voltámos a conduzir o Peugeot e-2008 GT, que nos tinha deixado bem impressionados nas provas de Proença-a-Nova e de Lisboa. Pode ler a nossa análise aqui.
Como funciona um rali de regularidade