A primeira edição do Eco Rally Lisboa decorre no próximo fim de semana. A prova, a quinta e penúltima do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, vai, de acordo com a organização, aliar “as paisagens urbanas de alguns dos mais emblemáticos locais de Lisboa ao bucólico que rodeia os concelhos envolventes, designadamente Arruda dos Vinhos, Loures, Vila Franca de Xira, Alenquer, Cadaval e Sobral de Monte Agraço”.
Recorde-se que estas provas são do tipo regularidade, ou seja, as equipas têm de respeitar médias e tempos impostos pela organização – pode saber como funcionam estas provas aqui. Qualquer carro elétrico de produção pode participar nestas provas.
O Eco Rally de Lisboa terá início sábado, pelas 9h30, no Pontão da Marina do Parque nas Nações. No total, os carros 100% elétricos vão percorrer 260 km, dos quais 135 serão em provas especiais de classificação. O rally deverá terminar, domingo às 12h30, no Pontão da Marina do Parque das Nações, “seguindo-se de imediato e no mesmo local a cerimónia do pódio e distribuição de prémios”.
A organização destaca três momentos “de particular simbolismo, uma vez que em grande parte o Eco Rally Lisboa irá utilizar os troços do tradicional Rally para carros a combustível, sendo maioritariamente disputado nas estradas e concelhos entre delimitados pela A1 e a A8”, adicionando “teremos, assim uma versão diferente do mítico troço de Montejunto, dois novos troços um em Vila Franca de Xira e outro em Loures e um setor seletivo nas estradas de Monsanto, em pleno pulmão verde da capital portuguesa e que, deste modo, reforça a importância de conseguir aliar cada vez mais este tipo de desportos à sensibilização para as questões ambientais”.
Além das equipas que lutam pelo Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, a o Eco Rally de Lisboa vai contar com estrelas nacionais dos ralis, os campeões Bernardo Sousa, Rui Madeira, Bruno Magalhães e Ricardo Teodósio. Pilotos que se vão estrear em provas de regularidade com carros elétricos.
Como aconteceu no Eco Rally de Proença, a Exame Informática vai participar nesta prova ao volante de um Peugeot e-2008.