A dúvida andava a pairar no ar: será que Elon Musk ia juntar as suas duas empresas, SpaceX e Tesla, para fornecer carros com ligação permanente, mesmo em locais remotos? Bastou um seguidor arriscar perguntar no Twitter para se ficar a conhecer a resposta. Que chegou na forma de um simples e decisivo “Sim”.
Esta novidade segue-se à anunciada parceria entre o fabricante de sistemas espaciais do multimilionário sul-africano e a empresa alemã de telefones móveis, T-Mobile, que se juntaram para disponibilizar serviços de rede móvel à população mundial através da rede Starlink – milhares de satélites de telecomunicações, geridos pela SpaceX.
O serviço deverá está disponível a partir do próximo ano, de forma a eliminar as ‘zonas mortas’. Nesta fase inicial, as comunicações estarão limitadas a chamadas telefónicas e mensagens de texto, com uma velocidade mais próxima do 3G. Portanto, está fora de questão andar a navegar na Internet. Esta funcionalidade, com custo ainda por confirmar, não é exclusiva dos aparelhos do fabricante alemão.
Elon Musk garantiu ainda, durante uma conferência na Noruega, que até ao final do ano a empresa já terá disponível um modelo 100% autónomo. Mesmo a tempo do Natal.