Eduardo Carpinteiro e João Serôdio, ao volante de um Renault ZOE, levaram a melhor no EcoRally Proença-a-Nova e, com este resultado, isolaram-se na liderança do Campeonato de Portugal Novas Energias – Prio. Apesar de não terem começado da melhor maneira, fazendo cinco pontos de penalização logo na primeira especial de classificação – nos ralis de regularidade, o objetivo é somar o mínimo de pontos de penalização – , Eduardo Carpinteiro e João Serôdio acabaram por vencer com alguma tranquilidade, terminando as 17 especiais de classificação com 29 pontos de penalização, contra os 43 pontos da outra equipa da Renault, Nuno Serrano e Alexandre Berardo, que também estão em segundo lugar no campeonato nacional. A fechar o pódio ficou a dupla Hugo Baptista/Ivo Tavares, em Tesla Model X.
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Mas nesta prova de regularidade, aberta a carros elétricos de série, a competitividade foi grande, havendo várias alternâncias na tabela de posições ao longo dos dois dias de prova. Por exemplo, apenas seis pontos separaram o segundo do quinto lugar. O que equivale a seis segundos de diferença na precisão global.
A título de curiosidade, os 12 primeiros classificados terminaram a prova com uma media inferior a um, o que significa que, em média, passaram nas dezenas de pontos de controlo que constituíram a prova com menos de um segundo do valor de referência. Uma demonstração da subida de competitividade da prova.
Exame Informática em nono lugar
A própria equipa da Exame Informática Powered by Peugeot, ainda com pouca experiência neste tipo de provas, acabou na nona posição, com uma média de 0,7. À frente, por exemplo, da dupla campeã do mundo, Eneko Conde e Lukas Sergnese, em Kia e-Niro. Conde, o campeão em título e atual líder do FIA Eco-Rally Cup, mostrou-se satisfeito com a experiência em participar numa prova que é disputada em moldes diferentes do FIA Eco-Rally Cup.
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Em declarações após a cerimónia do pódio, Eduardo Carpinteiro ressaltou a importância deste tipo de provas para a consciencialização da população para uma crescente aposta nas energias não poluentes, ao mesmo tempo que elogiou o facto do município de Proença-a-Nova apostar neste tipo de provas.
Segundo a organização “durante os dois dias da prova, que se disputou em pleno respeito pelas recomendações emanadas pelas autoridades com vista à prevenção de incêndios e à salvaguarda do património florestal do Concelho, disputaram-se 17 classificativas, distribuídas por três secções, num total de cerca de 176 km, dos quais 100 Km em modo classificativo”.
Recorde-se que o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP. Esta é a única competição automobilística exclusivamente destinada a veículos BEV (battery electric vehicle), 100% elétricos.
As próximas provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio terão lugar em São Miguel (Açores), onde nos dias 3 e 4 de setembro se disputará o Azores Rallye, em Lisboa, onde se disputará nos dias 22 e 23 de outubro o Eco Rally de Lisboa, terminando o Campeonato nos dias 19 e 20 de novembro com a realização do E-Rali Sarish Alentejo Central.