A segunda etapa do Campeonato Portugal de Novas Energias Prio arranca em Oeiras já no dia 24 de junho e prolonga-se até dia 26. Nas ruas dos concelhos de Oeiras, Mafra e Cascais competem veículos totalmente elétricos e a Exame Informática também se faz à estrada ao volante de um Peugeot e-208.
A primeira edição do Oeiras EcoRally aconteceu em 2018 e fez história ao ser a primeira prova completamente descarbonizada em Portugal. Agora, cinco anos volvidos, a organização destaca que o cenário da mobilidade elétrica evoluiu de forma massiva e que o concelho de Oeiras se encontra “na primeira linha da rede de carregamentos rápidos e ultra-rápidos, seguindo na liderança da transição energética em Portugal”.
A quinta edição do Oeiras EcoRally conta com um número recorde de inscritos e com 16 equipas estrangeiras, entre os quais o espanhol Eneko Conde Pujana, vencedor do Campeonato FIA de Novas Energias.
Além do patrocínio global da Prio, que dá o nome ao Campeonato, a prova tem como promotor o CCP, assenta numa parceria com a UVE e tem o apoio de diferentes clubes associados da FPAK na organização de cada uma das seis etapas.
Com as verificações técnicas marcadas para 24 de junho, o corte de fita ocorre nesse mesmo dia pelas 15h30 no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal. A última secção, a Super Especial Street Stage, disputa-se no dia 26, domingo, na Marginal de Oeiras, junto ao posto da Prio.
O EcoRally Oeiras conta com 423 quilómetros, dos quais 208 são em especiais de regularidade, 12 special stages e a Street Special Stage.
Depois de Oeiras, a prova segue para Castelo Branco, nos dias 30 e 31 de julho, com o EcoRally Proença-a-Nova, depois para os Açores nos dias 3 e 4 de setembro, a penúltima etapa em Lisboa a 22 e 23 de outubro e o fim da competição no Alentejo, a 18 e 19 de novembro.
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