Já conduzimos e testámos o Aiways U5, o primeiro modelo da marca chinesa a chegar ao mercado nacional. Os responsáveis da Astara Portugal admitiram que a comercialização deste novo SUV 100% elétrico foi um pouco atrasada, consequência de problemas logísticos que têm afetado a indústria. Segundo a informação mais recente, o Aiways U5 vai começar a ser entregue aos clientes nacionais em junho e o preço começa nos €46.728, quando associado a financiamento. Há, ainda, um preço especial para frotas: €33.990 + IVA.
É importante salientar que o preço refere-se à versão Prime, que apresenta um nível de equipamento completo, incluindo sistemas de apoio à condução avançados (cruise control adaptativo e manutenção na faixa de rodagem, por exemplo) e interior com bancos em pele.
Tratando-se de uma marca nova, o fabricante oferece uma garantia acima da média para dar mais segurança aos clientes, com 5 anos ou 150 mil quilómetros para a garantia geral e 8 anos ou 150 mil quilómetros para a bateria (com garantia de retenção de capacidade mínima de 70%). A Astara Portugal garante, através dos reparadores autorizados, a assistência pós-venda em todo o território nacional.
A bateria de 63 kWh de capacidade permite uma autonomia de 400 km no circuito WLPT. A potência máxima de carregamento é de 90 kW em postos rápidos (DC), o que permitirá carregar entre os 20 e os 80% em 35 minutos, e de 6,6 kW em corrente alternada (10 horas para o carregamento dos 0 aos 100%). O motor elétrico debita 150 kW (204 cavalos) e 310 Nm de binário, proporcionando a este SUV isento de emissões um patamar de performance que se cifra, por exemplo, na aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos.
U6 ion, uma antevisão do futuro U6
A Astara Portugal aproveitou a apresentação do U5 à imprensa nacional para mostrar o protótipo do U6, o U6 ion. Um modelo que, segundo a marca chinesa, estará muito próximo da versão final. E, se assim for, podemos dizer que o U6 vai fazer rodar muitas cabeças. O design futurista deste SUV coupé inclui aspetos como uma manche em vez de um volante tradicional, um seletor de marcha (nos elétricos não há caixa de velocidades), que parece uma manete de potência de um avião ou de um barco, e um grande ecrã tátil central, que nos faz lembrar os ecrãs dos Tesla. As linhas são “musculadas, com uma linha de tejadilho ao estilo fastback e teto de vidro”. Para melhorar a aerodinâmica há “diversos elementos que contribuem para diminuir a resistência ao ar, tais como o desenho do guarda-lamas e das cavas das rodas, o spoiler curvo na traseira ou as próprias jantes de 21 polegadas com design exclusivo”.
Naturalmente, há muita tecnologia a bordo, incluindo um assistente digital com capacidade de reconhecimento de voz para controlar as funcionalidades de infoentretenimento. E até há espaços para arrumar um drone e respetivo comando entre os bancos traseiros.
O Aiways U6 deverá ser lançado ainda antes do final deste ano.