A Rolls Royce revelou alguns feitos impressionantes do avião elétrico Spirit of Innovation durante um voo de testes. O avião pulverizou o recorde de velocidade do congénere Extra 330LE com motor da Siemens, conseguindo 623 km/h, mais 212 km/h do que a marca atual. Além da velocidade máxima, o avião da Rolls Royce conseguiu atingir um pico de velocidade de 569 km/h num percurso de três mil metros e demorou apenas 202 segundos a atingir os três mil metros de altitude.
Os voos de teste foram realizados no dia 16 de novembro e os recordes certificados pela Fédération Aéronautique Internationale. O Engadget lembra que o feito é mais impressionante se se considerar que os voos de estreia do Spirit aconteceram apenas em setembro, abrindo possibilidade a um desempenho ainda melhor com o passar de mais algum tempo.
O Spirit of Innovation é 100% elétrico e tem um motor de 450 kW (535 cavalos) de 750 volts e uma bateria de 6480 células, o “pacote de propulsão mais denso jamais preparado na indústria aerospacial”, segundo a Rolls Royce.
A grande mais-valia dos aviões elétricos, nesta fase, será para as viagens mais curtas ou para chegadas a altitude elevadas mais rápidas, devido ao tamanho e capacidade das baterias que se conseguem produzir atualmente.