A rede de Superchargers da Tesla é considerada a melhor do mercado atualmente, oferecendo rapidez e desempenho aos utilizadores. Até aqui, era um privilégio exclusivo dos detentores de Tesla, mas as condições podem estar a mudar, com a empresa a anunciar um projeto piloto onde abre a rede a donos de carros de outras marcas. Elon Musk já falava sobre esta possibilidade há anos e mais recentemente começou a divulgar alguns pormenores de como iria realmente fazer-se essa abertura.
A partir deste mês, os utilizadores que circulem nos Países Baixos podem descarregar a app móvel da Tesla (versão 4.2.3 ou superior) e escolher a opção ‘Carregar o meu Não-Tesla’ para encontrar o posto de Supercharger mais próximo. Nesta fase, apenas dez postos em todo o país são elegíveis, não havendo para já detalhes sobre um eventual alargamento.
O The Verge lembra que Musk já tinha referido que a experiência de abertura ia começar provavelmente na Europa por haver uma standardização dos cabos de carregamento. “Vamos estar a monitorizar de perto cada posto para evitar congestionamentos e para ouvir os utilizadores partilhar as suas experiências”, assumiu a Tesla completando que “sempre foi uma ambição nossa abrir a rede Superchargers a veículos não-Tesla e, ao fazê-lo, encorajar mais condutores para a eletrificação. Este plano apoia diretamente a nossa missão de acelerar a transição mundial para as energias sustentáveis”.