Após mais de 600 quilómetros feitos, apresentamos as nossas primeiras conclusões sobre o Mercedes EQS. Este é o novo topo de gama 100% elétrico da Mercedes e, provavelmente, o carro mais avançado do momento.
É, também, o primeiro 100% elétrico da Mercedes criado de raiz para ser exclusivamente elétrico, usando uma nova plataforma da marca alemã.
Apesar das dimensões muito generosas, típicas de carros criados para transportar executivos e VIP, a Mercedes garante que o EQS é o carro de produção em série mais aerodinâmico do mundo, com um coeficiente aerodinâmico (cd) de apenas 0,20. O que será fundamental para a autonomia anunciada: até 770 km no ciclo combinado WLTP. Um valor impressionante considerando a dimensão e o peso do carro – isto porque a bateria tem 107,8 kWh, o que ajuda a elevar o peso do carro para cerca de duas toneladas e meia.
Outro valor impressionante é a potência máxima de regeneração, ou seja, a potência de carregamento máxima que o EQS consegue em regeneração (travagens, desacelerações e descidas): 290 kW! Até mais que a potência máxima de carregamento, que, ainda assim, é um valor dos mais elevados do mercado: 200 kW. Uma potência que permitirá uma velocidade de carregamento elevada: 300 km em 15 minutos. Na rede carregamento rápido Ionity, de que a Mercedes é parceira, os ESQ poderão carregar gratuitamente durante um ano.
Em carregamento normal (corrente alternada), a potência é de 11 kW ou, opcionalmente, de 22 kW.
Inicialmente, o EQS vai estar disponível em duas versões: o EQS 450+, a versão ensaiada, com 245 kW de potência (568 Nm de binário) e o 480 4Matic, com 385 kW de potência (855 Nm de binário) e tração integral. A aceleração dos 0 aos 100 km/h acontece em, respetivamente, 6,1 e 4,3 segundos e a velocidade máxima está limitada aos 210 km/h para ambos os modelos. A Mercedes anunciou ainda uma versão mais poderosa, com cerca de 750 cavalos (560 kW), mas sem divulgar detalhes.
Tecnologia de ponta
Como seria de esperar do que se pode considerar ‘a versão elétrica do Classe S’, a tecnologia está em destaque. O EQS tem modo de condução autónoma de nível 3, o que significa que será capaz de entrar em modo de piloto automático em autoestrada.
No interior, a versão melhor equipada tem três ecrãs lado-a-lado (MBUX Hyperscreen), criando um efeito de continuidade: um ecrã para o condutor, um ecrã central e um ecrã para o passageiro Este último pode ser usado para entretenimento. Mas não para o condutor, já que este ecrã escurece automaticamente se o condutor olhar para ele. O que é possibilitado por uma câmara que também é capaz de detetar sinais de fadiga do condutor de modo a alertá-lo e evitar acidentes.