A Redwood especializou-se na reciclagem de baterias de veículos elétricos, desde carros a bicicletas. A empresa fundada e dirigida por JB Straubel, ex-responsável de tecnologia da Tesla, vai receber 50 milhões da Ford e vai usá-los para expandir as suas unidades de produção.
O plano da Ford passa por conseguir ter as instalações de reciclagem mais próximas das suas instalações, de forma a poder tornar os veículos elétricos mais sustentáveis. A reciclagem de baterias de elétricos em circuito fechado ajuda a reduzir os custos e traz ganhos ambientais relevantes. A Ford espera ter de depender menos das importações e mineração de novos materiais. A Redwood, noticia o Engadget, alega conseguir recuperar 95% de materiais como níquel, cobalto, lítio e cobre das baterias que recicla. Os materiais são depois reutilizados para dar origem a outros materiais ativos para novas baterias.
A Ford explica que este investimento faz parte do grande plano que ‘reserva’ 30 mil milhões de dólares para a eletrificação até 2025.