Quando a BMW mostrou pela primeira vez o protótipo da CE 04 o ano passado, o impacto foi grande. Mas poucos terão acreditado que a versão comercial iria manter o design extravagante, que parece ter saído de um filme de ficção científica. Mas foi o que aconteceu.
A scooter, planeada para chegar ao mercado para o próximo ano com um preço base de €12.450 (o configurador já está disponível para Portugal) , apresenta uma potência máxima de 31 kW, o equivalente a mais de 40 cavalos, o que vai garantir acelerações fortes. Segundo dados da marca alemã, vão ser precisos apenas 2,6 segundos para chegar dos 0 aos 50 km/h. Mesmo na versão menos potente, criada para poder ser conduzida por quem tem apenas ‘carta de carro’, a potência de pico chegará aos 21 kW (11 kW de potência nominal). A velocidade máxima de ambas versões é de 120 km/h e a autonomia anunciada é de cerca de 130 km na versão mais potente e 100 km na versão menos poderosa.
O carregamento completo da bateria demora um pouco mais de quatro horas numa tomada normal (potência de 2,3 kW), mas vai existir, como opcional, a hipótese de adquirir a CE 04 com carregador ‘rápido’ de 6,9 kW, o que reduz o tempo de carregamento para menos de duas horas (45 minutos dos 20 aos 80%).
Ainda de acordo com a marca, a BMW CE 04 inclui um sofisticado sistema de controlo de estabilidade, sistema de travagem com ABS e quatro modos de condução: Eco, Chuva, Estrada e Dinâmico.
No que diz respeito às soluções de design inovadoras, destaque para os comportamentos de arrumação na frente e na lateral – o espaço lateral para arrumação do capacete pode ser operado com o condutor sentado na moto. E para o espaço dedicado ao smartphone, com tomada USB C e ventilação para evitar o sobreaquecimento.
Numa moto futurista seria de esperar um bom ecrã: são 10,25”, mais do que muitos ecrãs usados em automóveis. E inclui sistema de navegação.