Depois de rumores ao longos dos últimos anos, sobretudo após de a marca ter optado por aderir ao formato CCS na rede europeia de supercarregadores e depois de alguns períodos de teste onde foi possível carregar veículos de outras marcas nos famosos carregadores rápidos da Tesla, eis a confirmação: a marca de Elon Musk planeia dar acesso aos Superchargers a carros de outras marcas. Assim terá sido anunciado por representantes da Tesla às autoridades norueguesas, de acordo com notícia da Electrek. Um anúncio relacionado com a possibilidade de receber apoios do governo norueguês, que só são válidos para redes de carregamentos abertas.
No entanto, nada mais foi avançado, nomeadamente como será feita essa abertura. Recorde-se que a rede de Superchargers da Tesla recorria, até ao lançamento do Model 3, a um formato proprietário de carregamento. No entanto, quando a Tesla lançou a versão do Model 3 para a Europa anunciou também que este carro e os seguintes iriam usar a porta CCS, o standard europeu para o carregamento rápido. O que levou a marca gerida por Elon Musk a um forte investimento na atualização dos supercarregadores europeus para adicionar ‘mangueiras’ com o formato CCS. Ou seja, a partir desse momento os Superchargers Tesla passaram a ser compatíveis, no que ao hardware diz respeito, com todos os veículos equipados com porta CCS, que representam a grande maioria na Europa.
Esta alteração de fundo poderá representar uma grande fonte de receita para a Tesla, já que esta marca tem a maior rede de carregamento do mundo, com já mais de 2700 estações onde estão disponíveis quase 30 mil postos de carregadores ultrarrápidos. Nada foi dito quanto às geografias onde esta abertura será feita, o que significa que a Tesla poderá começar por experimentar esta disponibilidade da rede a terceiros apenas em alguns países – considerando a utilização do CCS, somos levados a acreditar que esta abertura será feita inicialmente na Europa, mas é possível que seja um exclusivo para a Noruega.
Como?
Os utilizadores de Tesla estão habituados a uma facilidade de carregamento única nos supercarregadores. Basta chegar e ligar o cabo. Não são necessários cartões ou apps porque o sistema reconhece o carro e a conta associada. Naturalmente, esta não deverá ser uma opção para outras marcas, mas sabemos que a rede Supercharger está preparada para permitir o carregamento através de apps.
Falta saber se a Tesla vai usar algum tipo de discriminação negativa, no que diz respeito a preços e velocidade de carregamento, para veículos de outras marcas como forma de proteger os seus próprios clientes.