A miio anunciou que os utilizadores de veículos elétricos que façam o carregamento em qualquer posto da rede nacional através da sua app ou cartão não serão impactados com alterações de preço provocadas pela nova tarifa da MOBI.E, em vigor desde 1 de maio. A empresa portuguesa explica que assume o custo e que os clientes não sofrem o impacto de forma direta, na ativação do carregamento, nem de forma indireta, através do aumento do preço do posto em minutos ou kWh.
Daniela Simões, CEO e co-fundadora da miio, afirma em comunicado de imprensa que “a miio acredita que esta é uma tarifa que deve ser suportada por cada Operador de Posto e por cada Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica [CEME]. (…) Ao suportar o valor da tarifa MOBI.E, estamos não só a providenciar aos consumidores um preço igual ao anterior, mas também a incentivar que utilizem a nossa energia e o nosso novo serviço”.
A empresa lançou há pouco tempo a funcionalidade miio Pay que dispensa a existência de um cartão de carregamento físico, contrato ou adesão a um serviço e que se assemelha ao abastecimento de um veículo a combustão.
A aplicação miio permite ao utilizador ver o preço final e comparar com tarifários de outros CEMEs. Através da aplicação é possível saber com exatidão e com base no posto, hora do dia e veículo, quanto é que o utilizador vai pagar por esse carregamento, sem recurso a nenhum cartão.
A miio foi lançada em maio de 2019 e conta já com mais de 30 mil utilizadores em Portugal, com o serviço a estar disponível na Play Store, na App Store ou em versão web.