Já se sabia que a BMW iria lançar dois novos modelos 100% elétricos, o SUV iX e o grande coupé i4. Agora a marca alemã revelou mais detalhes, com destaque para as datas de chegada e preços para Portugal.
O primeiro a chegar será o iX, disponível no nosso país a partir de novembro deste ano. É apresentado como o “novo embaixador tecnológico do BMW Group”. Trata-se de um carro criado de raiz para ser elétrico, o que traz vantagens como maior espaço a bordo. Entre as tecnologias, destaque para “inovações nas áreas da condução automatizada, conectividade e serviços digitais”.
De acordo com o comunicado da marca, vão existir inicialmente duas variantes do iX: o xDrive40 e o xDrive 50. O primeiro é o mais acessível, com um preço recomendado de €89.150. Trata-se de um carro com 240 kW de potência (mais de 320 cavalos) e autonomia WLPT até 425 quilómetros graças a uma bateria de 76,6 kWh de capacidade (71 kWh úteis). O xDrive50 aumenta a potência para 385 kW (mais de 500 cavalos) e a autonomia máxima para mais de 600 quilómetros (bateria de 111,5 kWh de capacidade, dos quais 105,2 kWh são úteis). A potência máxima de carregamento anunciada para o iX é de 200 kW, o que deverá permitir recuperar cerca de 120 km de autonomia em 10 minutos num posto ultrarrápido. Ficou prometida uma versão de ainda mais desempenho para 2022, que receberá a denominação de iX M60.
Quanto ao i4, só o poderemos ver nas estradas portuguesas em fevereiro do próximo ano. A BMW apresenta este carro como um grande coupé de quatro portas, um familiar desportivo premium. A marca garante que este carro “foi desenvolvido com um enfoque específico na dinâmica de condução”.
Em Portugal vão ser comercializadas duas versões: o i4 M50 e o i4 eDrive40. O primeiro é o mais potente (400 kW/544 cavalos) e caro (€71.900). Tem uma autonomia máxima anunciada de 510 km e tração integral (dois motores). A versão eDrive40 debita 250 kW (340 cavalos) no único motor montado no eixo traseiro e é capaz de uma autonomia máxima (WLTP) de 590 km. O preço é de €60.500. A bateria é a mesma para ambos os modelos: cerca de 84 kWh de capacidade, com potência máxima de carregamento de 200 kW. O que significa uma velocidade de carregamento em 10 minutos de mais de 160 km para o eDrive40 e 140 km para o M50.
Apesar de os preços não serem acessíveis para a maioria dos portugueses, é muito relevante verificar que são valores inferiores aos preços dos BMW com motorizações térmicas tecnicamente mais próximos.