A primeira experiência de condução do XC40 Recharge, o 100% elétrico da Volvo, foi curta: cerca de 40 quilómetros na estrada marginal que liga Lisboa a Cascais. Insuficiente para tirar grandes conclusões. Mas o suficiente para ficarmos bem impressionados com o desempenho, insonorização, e sistema de infoentretenimento da Google. Pela negativa, o consumo indicado no computador de bordo pareceu-nos um pouco elevado demais considerando os concorrentes – medimos cerca de 21 kWh/100 km num percurso que é pouco acidentado e com uma velocidade média baixa.
O XC40 Recharge é um SUV de alto desempenho, anunciado com uma potência de 408 cavalos (dois motores de 150 kW cada), que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos. A autonomia máxima (WLTP) ultrapassa os 400 quilómetros graças a uma bateria de 78 kWh de capacidade (75 kWh usáveis). Este carro tem suporte para carregamento rápido até 150 kW, postos onde basta pouco mais de meia hora para carregar dos 10 aos 80% a uma velocidade média superior a 400 km/h. De outro modo, na potência de carregamento máxima é possível recuperar 100 km de autonomia em menos de 10 minutos. Em carregamento normal (corrente alternada), este carro suporta uma potência máxima de 11 kW (8h para carregamento completo).
O XC40 Recharge está disponível em Portugal em duas versões, o Standard Twin Plus, com um preço de entrada de €57.150,74, e o Twin Pro com um preço de entrada de €61.106.42.
De série, ambas as versões incluem tração às quatro rodas, Assistente Google, ecrã tátil de 9” e várias funcionalidades de segurança: Slippery Road Alert, Lane Keeping Aid, City Safety, Blind Spot Information System, Hill Start Assist, Hill Descent Control.