100% elétrico e 100% SUV é assim que a Volkswagen apresenta o ID.4, salientado, deste modo, que este carro segue as duas maiores tendências do mercado. Segundo a marca, o ID.4 é um verdadeiro SUV familiar, com muito espaço à bordo e na bagageira, que atinge os 543 litros de capacidade. Isto sem os bancos rebatidos.
A bordo, as semelhanças com o ID.3 são evidentes, a começar com a tecnologia de infoentretenimento. Também no ID.4 há poucos botões físicos, que foram substituídos por zonas táteis e comandos no ecrã central de 10 ou 12 polegadas. Boa parte das funcionalidades podem ser controladas por voz, bastando dizer “Olá ID” para ativar o assistente digital. Por exemplo, a frase “mostra-me as estrelas” faz abrir o teto panorâmico e a frase “tenho calor” faz baixar a temperatura do ar condicionado. E como há diferentes microfones, o carro é capaz regular o ar condicionado apenas do lado de quem pediu a alteração.
Quanto às baterias, inicialmente vão existir duas capacidades: 52 kWh e 77 kWh (capacidades usáveis), com autonomias máximas (WLTP) de 340 e 540 quilómetros respetivamente. Os clientes do ID.4 vão também poder escolher entre três motorizações: 150, 170 e 204 cavalos. Além da versão de lançamento, denominada First, o ID.4 vai estar disponível com nove níveis de equipamento, do City Pure, com 150 cavalos e bateria de 52 kWh (a partir de €39.280), ao Max (€58.784), como motor de 204 cavalos e bateria de 77 kWh. Todos de tração frontal, embora esteja prometida uma versão com tração às quatro para mais tarde.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/03/ID4-2.jpg)
As potências máximas de carregamento são de 7,2 e 100 kW em, respetivamente, corrente alternada (carregamento normal) e corrente contínua (carregamento rápido) para os modelos com bateria de 52 kWh. Potências que aumentam para, respetivamente, 11 e 125 kW para os modelos com bateria de 77 kWh. Esta variação faz com que os tempos de carregamento sejam similares apesar da diferença de capacidade das baterias.
Para melhorar a eficiência, sobretudo no inverno, o ID.4 pode vir equipado com bomba de calor, um opcional de €1200, exceto no nível de equipamento Max onde é fornecido de série.
De acordo com a Volkswagen, o ID.4 já pode ser encomendado e as entregas em Portugal começam em abril.