Está confirmado. O Dacia Spring vai mesmo ser o 100% elétrico mais acessível do mercado com um preço base de €16.800. Valor que pode baixar para os €13.800 se considerarmos o incentivo do Estado para particulares (€3.000, imitado às primeiras 700 candidaturas em 2021).
E não se pense que, para atingir o preço, este pequeno SUV com lugar para quatro é despido de equipamento. Segundo o comunicado de imprensa, a versão de entrada de gama (Comfort) “inclui de série equipamentos como a assinatura luminosa LED, o ar condicionado, o rádio com Bluetooth e USB, o computador de bordo, os vidros dianteiros e traseiros elétricos, os espelhos retrovisores exteriores com comando elétrico, as jantes de 14 polegadas, o banco do condutor regulável em altura, o sistema de ajuda ao arranque em subida, o limitador de velocidade, o sensor de luminosidade, etc”. A versão Confort Plus (mais €1500) já inclui câmara de marcha-atrás, estofos em pele sintética, sistema de ajuda ao estacionamento e ecrã tátil de sete polegadas com funcionalidades de navegação e multimédia.
Autonomia q.b.
Como seria de esperar, a autonomia está longe de ser recordista. No entanto, acaba por surpreender pela positiva: 230 km, segundo o ciclo combinado, que podem chegar aos 305 km em circulação urbana (valores WLPT). O comunicado da Dacia não indica a capacidade, mas, segundo o EV Database, a bateria deverá ter cerca de 27 kWh. A confirmar-se este valor, o consumo médio do Dacia Duster deverá ser baixo, cerca de 12 kWh/100 km.
O Dacia Spring não é, propriamente, potente: o motor tem apenas 33 kW, ou seja, menos de 50 cavalos e um binário de 12 Nm. O que permite uma aceleração dos 0-100 km/h estimada em 15 segundos.
A potência de carregamento é outra característica limitada pelo preço. Não há suporte para carregamento rápido realmente rápido. Ainda assim, a potência máxima de 30 kW (em DC) aliada ao baixo consumo deverá significar uma velocidade de carregamento próxima dos 120 km/h – cerca de 1h para carregar 80%. O carregador interno (para carregamento lento) é de 6,6 kW. Fazendo as contas, a velocidade de carregamento em AC deverá ser pouco superior a 30 km/h.
As pré-encomendas para o Dacia Spring podem ser feitas a partir do próximo dia 7 de abril, com a entrega das primeiras unidades prevista para outubro.