A cadeia de valor em torno das baterias vai incidir sobre todas fases do processo desde a extração à reciclagem, numa forma de ajudar a União Europeia a atingir a neutralidade carbónica. A criação e definição desta cadeia é o objetivo que reúne políticos europeus, portugueses e espanhóis a investigadores e empresários durante os dias 22 e 23 de março na Battery Summit, uma iniciativa do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
A organização anuncia em comunicado que a sessão de abertura conta com as presenças de Maros Sefkovic, vice-presidente da Comissão Europeia para a União Energética, Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas e João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética. O segundo dia conta com abertura feita por João Galamba, Secretário de Estado da Energia e encerramento por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O programa do primeiro dia inclui discussões sobre as aplicações de baterias para uso estacionário e de mobilidade, bem como sobre materiais avançados e o fabrico de baterias. O segundo dia vai incidir sobre matérias-primas para a economia circular, processamento sustentável e também reciclagem e recuperação e ainda sobre os desafios e oportunidades para o futuro deste segmento.
Lars Montelius, Diretor-Geral do INL, destaca que “o objetivo principal da Battery Summit é o de reunir todas as partes interessadas nesta área e, num contexto mais amplo, na transição para a mobilidade elétrica, que vai mudar por completo a forma como a nossa sociedade está organizada”.
A participação no evento é gratuita, mediante registo aqui ou no site do INL.