O C40 Recharge é o primeiro Volvo que só poderá ser adquirido online e o primeiro Volvo que só vai estar disponível em versão elétrica. O primeiro de muitos já que, segundo os responsáveis da marca sueca, este será o futuro da Volvo: carros 100% elétricos encomendados online, com condições transparentes, e com a tecnologia no centro da experiência de utilização. A Volvo espera produzir apenas veículos 100% elétricos em 2030. Ao adquirir, online, o novo C40 Recharge, “o cliente comprará não só o automóvel, mas também uma vasta gama de serviços onde se incluem manutenção, garantia, assistência em viagem, seguro e opções de carregamento doméstico”.
O C40 Recharge utiliza a mesma plataforma do XC40 Recharge, incluindo uma bateria de 78 kWh (75 kWh usáveis) capaz de uma autonomia inicial superior a 400 quilómetros. Autonomia que poderá aumentar graças a atualizações do software “over-the-air”. Durante a apresentação, Henrik Green, o Chief Technology Officer da Volvo Cars, declarou que “o primeiro dia da vida de um carro já não tem der ser o melhor ”, uma alusão às melhorias que poderão ser feitas através de atualizações de software.
No que à tecnologia diz respeito, o Volvo C40 Recharge apresenta um sistema baseado no sistema operativo Android Car da Google, o que significa integração de apps como o Google Maps e o Assistente, bem como acesso a um grande número de aplicações através da loja de aplicações.

O C40 Recharge utiliza uma arquitetura de dois motores, um por cada eixo, de 150 kW de potência cada. A potência total ultrapassa os 400 cavalos e o binário é de uns muito expressivos 660 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h acontece em menos de 5 segundos e velocidade máxima atinge os 180 km/h.
Quanto ao carregamento, as potências máximas são de 11 kW em AC (corrente alternada) e 150 kW em DC (corrente contínua), o que permitirá recuperar 80% da bateira em 40 minutos.
Em declarações à Exame Informática, Henrik Green justificou a opção da Volvo pelo Android afirmando que “nenhuma outra marca automóvel tem, atualmente, a capacidade de desenvolver um sistema de infoentretenimento ao nível da tecnologia da Google”, o que leva o responsável a acreditar que “o Volvo C40 Recharge tem a melhor tecnologia de infoentretenimento do mercado”. Henrik Green garante que a Volvo esteve envolvida no processo de desenvolvimento do sistema e que “há uma distinção muito clara entre o infoentretenimento e os restantes sistemas do veículo”. Uma forma de a marca garantir a segurança.
Na conversa que tivemos com Henrik Green um pouco antes da apresentação do C40 Recharge, o CTO da Volvo anunciou ainda que a marca espera conseguir atingir um custo de produção equivalente entre veículos de combustão e veículos elétricos já em 2025.
Baterias próprias
A Volvo recorre a fornecedores externos para a bateria, mas Henrik Green não esconde a ambição de a Volvo desenvolver as suas próprias baterias: “nesta primeira geração de elétricos, representada pelo XC40 e C40 Recharge, integramos baterias criadas por fornecedores e trabalhamos mais no software, mas na segunda e terceiras gerações vamos ter mais desenvolvimento in-house”. Para Green, faz todo o sentido que a Volvo tenha um maior controlo sobre a tecnologia das baterias considerando a importância deste componente num carro elétrico.
Relativamente ao carregamento, Henrik Green confirmou à Exame Informática que “a Volvo está em conversações com diferentes redes de carregamento” de modo a garantir a “maior comodidade e experiência para os nossos clientes”.
Dados ilimitados
Como indicado, o Volvo C40 Recharge é um carro conectado com base num sistema operativo Google. O que significa que integra ligação de dados. Segundo informações da marca, os C40 Recharge vão ser fornecidos com dados ilimitados para garantir a melhor experiência possível. Será também esta ligação que vai permitir as atualizações remotas do software do carro.
O Volvo C40 Recharge tem início de produção prevista para o outono de 2021 e será fabricado em Gent, Bélgica. A marca sueca ainda não revelou preços.