Será, ao que tudo indica, o maior “recall” de sempre em carros elétricos. Mais de 80 mil veículos da Hyundai, quase todos Kauai EV, vão ser ‘chamados à base’ para substituição das baterias. Um problema que terá levado a alguns incêndios. Segundo informações publicadas pelo Autoblog, 15 Hyundai Kauai EV (fora do Portugal, este modelo tem a denominação de Kona EV) já terão estado envolvidos em fogos – 11 na Coreia do Sul, dois no Canadá e dois na Europa.
Os Hyundai Kauai EV já tinham sido chamados para uma atualização de software criada para resolver o problema, incluindo em Portugal. Mas como um dos carros incendiados já utilizava o software novo, as autoridades sul-coreanas avançaram com uma investigação.
O fabricante das baterias afetadas, a LG, já negou quaisquer responsabilidades, sugerindo que a Hyundai não seguiu as recomendações da LG para o sistema de controlo de carregamento. A Hyundai ainda não indicou qual a origem da falha.
De acordo com a notícia do Autoblog, serão recolhidos 76 mil Kauai (Kona) EV produzidos entre 2018 e 2020 para se proceder à substituição da bateria. Os restantes 8 mil veículos alvo de correção serão alguns Ioniq EV e autocarros elétricos.
O custo estimado para esta operação será de cerca de 750 milhões de euros.
Enquanto as baterias não são substituídas, a Hyundai terá recomendado aos utilizadores dos Kauai EV que limitem o carregamento a 90% da capacidade.
Atualização da Hyundai em Portugal
De acordo com a informação recolhida junto da Hyundai em Portugal, a situação relativamente ao carros que foram vendidos na Europa está a ser investigada e a sede ainda não transmitiu qualquer informação sobre o recall com vista à troca de baterias.
Ainda segundo os representantes da Hyundai em Portugal, os carros produzidos na Europa, na fábrica da República Checa, deverão estar livres do problema. Recorde-se que os Kauai EV começaram a ser produzidos na Europa em 2020, o que significa que muitos dos modelos vendidos na Europa, incluindo em Portugal, foram produzidos na Coreia do Sul.