A Galp lidera o projeto onde uma frota de dez Nissan Leafs e-NV200 estão a ser usados para carregar a bateria e injetar energia de volta na rede elétrica. O projeto conta ainda com participações da Nuvve, MagnumCap, DGEG, Direção Regional de Energia dos Açores e ERSA e tem permitido injetar na rede energia equivalente ao consumo médio de 15 casas por dia. O piloto V2G, de Vehicle-to-Grid, reforça o compromisso da fabricante automóvel com a transição energética assente na descarbonização, descentralização e conectividade.
Esta iniciativa assenta numa lógica descentralizada de fluxos de energia bidirecionais. O objetivo das sete organizações presentes no piloto é testar em situação real a tecnologia V2G que ‘passa’ os automóveis elétricos de consumidores para também serem fornecedores de energia à rede.
O teste está a decorrer deste abril na ilha de São Miguel e já permitiu injetar 13,4 MWh, a energia equivalente ao consumo médio de 15 casas por dia.
A tecnologia está disponível de série nos Nissan Leaf e-NV200 permite aos utilizadores de automóveis elétricos o acesso a uma poupança na sua fatura de energia e a uma receita associada à prestação de serviços à rede elétrica, posicionando os utilizadores como agentes ativos na prestação de serviços auxiliares ao sistema elétrico, sublinha o comunicado de imprensa.
Esta solução pode contribuir também para uma maior penetração de energias renováveis através, por exemplo, da possibilidade de carregamento da bateria do veículo elétrico durante o período noturno, aproveitando os excedentes de energia eólica.
Com este piloto, vai ser criado o enquadramento legal para passar para uma fase de mercado num curto espaço de tempo e abrindo portas a novos modelos de negócio e novas abordagens.