Hoje é mais um dia histórico para a Tesla. A empresa gerida por Elon Musk bateu um novo recorde em capitalização bolsista graças à subida do valor das ações, que ultrapassaram a marca dos 1000 dólares por ação (cerca de 800 euros considerando o câmbio atual). Quando este artigo foi publicado, as ações da Tesla estavam a ser comercializadas a 1010 dólares, depois de terem atingido um pico de 1018 dólares.
Este valor eleva a capitalização bolsista da empresa norte-americana para quase 190 mil milhões de dólares, o que leva a Tesla a ultrapassar a Toyota que, atualmente, tem um valor em bolsa de cerca de 182 mil milhões de dólares. Ou seja, neste momento, a Tesla é a marca automóvel mais valiosa do mundo, sendo seguida pelos grupos Toyota e Volkswagen.
Obviamente, ainda não se sabe se estes valores se vão manter, mas não deixa de ser incrível como a Tesla, que vendeu menos de 400 mil carros em 2019 conseguiu uma valorização superio à Toyota que, no ano passado, vendeu mais de 10 milhões de viaturas.
Semi preparado para entrar em produção
É provável que esta valorização esteja relacionada com um e-mail interno que Elon Musk enviou para os colaboradores a indicar que a Tesla já estava preparada para iniciar a produção em série do Semi, o camião (trator) da marca. Apesar de o e-mail não indicar quaiquer datas para início da produção, esta notícia deverá ter reforçado a confiança dos investidores.