O presidente da Contemporary Amperex Technology Co. Ltd, Zeng Yuqun, revelou que a empresa está pronta a produzir baterias que durem até 16 anos ou dois milhões de quilómetros (1,24 milhões de milhas). O aumento do ciclo de vida deste componente pode ajudar a baixar o custo de um veículo elétrico no sentido em que a bateria pode vir a ser usada por uma segunda vez num outro carro. Atualmente, as baterias têm uma garantia de 150 mil milhas ou oito anos, lembra a BloombergNEF. O executivo afirma mesmo que “se alguém fizer uma encomenda, estamos prontos a produzir”, explicando que vai custar cerca de 10% mais do que as baterias atuais.
A CATL está a investir bastante em investigação e desenvolvimento de baterias acreditando que a procura no segmento de veículos elétricos vai retomar o ritmo normal durante o próximo ano. “Temos uma grande confiança para o longo prazo”, cita a Bloomberg.
A fabricante vai fornecer baterias à Tesla, mercê de um contrato assinado em fevereiro, substituindo a Panasonic e a LG Chem Ltd nessa tarefa. Sabe-se que Zeng e Musk trocam ideias frequentemente sobre o desenvolvimento de tecnologias e soluções para os VE. A empresa vai ainda fornecer 70% das baterias que a BMW vai necessitar para os seus carros elétricos, além de estar a trabalhar com a VW e a com a Porsche.
As ações da CATL aumentaram seis vezes desde 2018 em Shenzen e a empresa está avaliada em 47 mil milhões de dólares.