A Alemanha prepara-se para aprovar um pacote de estímulo à economia no valor de 130 mil milhões de euros e uma das medidas prevê a criação de uma rede mais completa de pontos de carregamento de veículos elétricos (VE). Mais concretamente, o plano prevê mesmo que onde quer que exista uma bomba de combustível ‘tradicional’ seja criado pelo menos um posto de carregamento. No pacote de medidas há ainda um subsídio de seis mil euros para quem quiser comprar um veículo elétrico, noticia a Reuters.
O governo pretende investir 2,5 mil milhões de dólares deste pacote na produção de células para baterias e na infraestrutura de carregamento.
Os dados de maio mostram que, dos mais de 168 mil novos registos de veículos, apenas 3,3% correspondem a carros elétricos. “Sabemos que 97% da razão pela qual não estão a comprar veículos elétricos tem a ver com a ansiedade da autonomia”, explica Diego Biasi, presidente da Quercus Real Assets, citado pela Reuters. O especialista refere-se ao receio que os potenciais compradores têm de não conseguir chegar a um posto de carregamento a tempo, caso estejam a ficar sem bateria a meio de um trajeto.
As estatísticas mais recentes mostram que existem 27730 postos de carregamento de VE na Alemanha e que para se considerar a solução massificada são precisas pelo menos 70 mil estações e sete mil postos de carregamento rápido.
Recorde-se que também o presidente francês anunciou na semana passada um plano para potenciar as vendas de carros elétricos.