As sete estações de supercarregadores Tesla já a operar em Portugal disponibilizam uma potência máxima de 150 kW, o triplo do máximo habitual nos Postos de Carregamento Rápido da rede Mobi.e. Uma vantagem para os Tesla, que, nestas estações, conseguem recuperar autonomia a um ritmo muito elevado. Em cada estação até agora instalada, existem 8 a 14 postos de carregamento, totalizando 70 pontos em todo o país. Esta é outra diferença importante para outras redes disponíveis em Portugal, onde habitualmente só existem um ou dois carregadores rápidos na mesma estação, o que pode originar tempos de espera longos.
Mas a marca de Elon Musk está a trabalhar para aumentar ainda mais a velocidade de carregamento com a instalação de postos de 250 kW, que permitem carregar a bateria em velocidades recorde. Já foram registadas velocidades acima dos 1700 km/h a usar estes carregadores, embora esta velocidade só seja atingida num curto espaço de tempo. Na prática, é possível recuperar quase 300 km de autonomia num Model 3 em 15 minutos de carregamento.
E será este o tipo de supercarregadores que a Tesla se prepara, segundo informação vinculada pela UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), para instalar em Loulé, Algarve, no parque de estacionamento junto ao Mar Shopping. Serão 8 postos de carregamento com potência máxima de 250 kW. O processo de instalação já foi iniciado e espera-se que os carregadores fiquem disponíveis ainda a tempo do verão.
Recorde-se que para conseguir atingir estas potências, os cabos dos carregadores são refrigerados a líquido.
A Tesla planeia ainda instalar “brevemente” outras quatro estações de SuperChargers: Braga, Porto, Castelo Branco e Lisboa, o que resultará num total de 12 localizações com mais de 100 supercarregadores. No entanto, ainda não há informação sobre quais as potências máximas que vão ser disponibilizadas.
Além das estações de supercarregamento, exclusivas para veículos Tesla, a marca gerida por Elon Musk conta ainda já com mais de 170 “carregadores de destino”, normalmente localizados em hotéis e espaços comerciais. Nestes postos, com potência máxima até 22 kW, é, regra geral, possível carregar outros veículos elétricos.