A atualização de software 2020.12.16 vai começar a chegar gradualmente a todos os veículos Tesla que tenham o pack Hardware 3 e o pacote Autopilot completo. Esta novidade permite aos carros ver e interpretar sinalética de trânsito e luzes dos semáforos e agir em conformidade.
A Traffic Light e o Stop Sign Control permitem exatamente respeitar as indicações dos semáforos e dos sinais de Stop, embora com algumas limitações. Em modo Autosteer, ou seja, com cruise control sensível ao trânsito, o Tesla vai abrandar sempre que encontrar um semáforo, de acordo com o que se lê nas notas do software. O Tech Crunch explica que quando o veículo se aproximar de uma intersecção e detetar um semáforo vai dar indicações de abrandar, parando completamente quando vir a luz vermelha.
Para retomar a marcha ou passar o Stop, o condutor terá de carregar no acelerador. A funcionalidade foi desenhada com um intuito conservador e, com o passar do tempo, vai parecer mais natural, sublinha a Tesla.
Embora esteja inserida em contexto de condução autónoma, a fabricante explica que esta funcionalidade não invalida que o condutor tenha de manter a atenção à estrada e que tenha de estar pronto a tomar controlo imediatamente, inclusivamente para travar caso seja necessário.
Outras atualizações trazidas pelo software passam pela melhoria da visualização em condução e pela disposição de luzes e sinais de trânsito no ecrã.