Já conduzimos o novo Seat Ibiza nas versões com motor 1.0 de 95 e 115 cavalos e a nossa primeira impressão é muito positiva. Apesar de manter a identidade do modelo, esta nova versão consegue ser mais pequena por fora, mas maior por dentro. Ao volante, sentimos que estamos perante um carro bem construído e dinâmico, que lidou muito bem com as curvas existentes nas montanhas que circulam Barcelona, onde a Seat apresentou o veículo aos jornalistas.
Para os fãs dos gadgets, os olhos vão imediatamente para o ecrã central de 8” bem integrado no tablier e que tem menus contextuais que surgem quando aproximamos a mão graças a um sensor de movimentos. Um ecrã que faz parte do opcional «Sistema de navegação» que tem um custo extra de 815 euros. Aqui há as opções que já conhecemos dos modelos mais recentes do grupo Volkswagen, juntando apps de entretenimento, de informação e relacionadas com o carro propriamente dito. Por exemplo, há um botão de modo que permite comutar entre um estilo de condução mais ecológico ou mais desportivo. A app de navegação ganha destaque especial, embora tenhamos ficado desiludidos com a falta de instruções gráficas claras sobre as próximas manobras já que, em circulação urbana, nem sempre o mapa é suficiente para deixar claro qual o caminho a seguir. Felizmente, esta informação pode ser apresentada no pequeno ecrã que fica entre o conta-rotações e o velocímetro. A interface gráfica está muito bem conseguida, sendo fácil realizar em segurança tarefas mais corriqueiras, como fazer uma chamada ou mudar a estação de rádio. Algumas destas funções podem ser controladas por voz.
Este sistema pode incluir o Seat Full Link (€150), que suporta as tecnologias Mirror Link, Apple CarPlay e Google Android Auto (para “espelhar” aplicações do smartphone no ecrã do carro).
A tecnologia também está em evidência no capítulo da segurança onde até podemos ter cruise control adaptativo e travagem automática para evitar acidentes frontais. Um opcional que tem um PVP de 210 euros e que, como tal, é muito recomendável.
Quanto a preços, a versão de entrada (Reference) começa nos 15.355 euros, enquanto as versões Style e Xcellence começam, respetivamente, nos 17.055 e 19.168 euros. Este último preço é também o valor base da versão mais desportiva, a FR. Tanto os Xcellence como os FR podem ser equipados com caixa automática DSG de 7 velocidades. Há, no total, quatro motores a gasolina por onde escolher: 1.0 de 75 cavalos, 1.0 TSI e 95 ou 115 cavalos, e 1.5 TSI de 150 cavalos.