
De acordo com o comunicado da Nissan, o xStorage foi desenvolvido pela Nissan Design Europe e pela Eaton, uma empresa especializada em energia. As duas marcas, que já tinham anunciado soluções de armazenamento de energia para empresas e infraestruturas, anunciam agora uma versão doméstica com 4,2 kWh de capacidade. O preço indicado é de 4000 euros, valor que segundo o mesmo comunicado, inclui todo o sistema e a própria instalação por profissionais certificados. Deste modo, garantem as duas empresas, o xStorage vai ter o custo total de utilização mais baixo do mercado.
Estes sistemas têm como objetivo levar à poupança de energia, que pode ser obtida de diferentes modos: efetuando carregamentos quando estão disponíveis energias renováveis ou quando a eletricidade é mais barata (durante a noite, por exemplo) e libertando essa energia armazenada quando a procura e os custos são elevados; usando a energia das baterias para compensar períodos de pico, o que permite contratar potências mais baixas diminuindo as taxas associadas.
O xStorage deverá recorrer a baterias usadas dos Nissan Leaf, permitindo, assim, aumentar a vida das baterias e reduzir o custo ambiental associado ao fabrico e reciclagem destes elementos. Cada xStorage usa 12 módulos – o Leaf usa 48.