A relação que se cria entre público, artistas e habitantes de Cem Soldos é única. É isso que distingue o Bons Sons, festival dinamizado por uma associação local, que envolve cerca de 400 moradores e uma centena de jovens voluntários vindos de vários pontos do País.
Como no resto do ano, tudo gira à volta do Largo do Rossio, agora requalificado (saíram os carros, deu-se espaço a quem lá vive), o que levou a adiar esta 12ª edição. É aí que ficará novamente o palco maior, os outros nove espalham-se pelas ruas, praças, igreja e outros equipamentos de Cem Soldos, numa lógica de festa e descoberta, ao longo de quatro dias de agosto.
Uma regra mantém-se desde a primeira edição, em 2006: o Bons Sons é exclusivamente dedicado à música portuguesa, em diversos géneros – do rap ao hip hop, do fado à eletrónica, do rock ao indie. Este ano, são cerca de 50 os concertos programados de forma a que se possa assistir a todas as atuações, exceto por limitação de espaço, explica Miguel Atalaia, diretor artístico do festival.
O cartaz, que junta artistas consagrados e projetos emergentes, leva a Cem Soldos um espetáculo especial logo nesta quinta, 8: Quis Saber Quem Sou – Um Concerto Teatral, de Pedro Penim, assinala os 50 anos do 25 de Abril e será acompanhado por língua gestual portuguesa. Neste mesmo dia, atuam também Cláudia Pascoal, Ganso e Valete.
Os Clube Makumba, banda que junta Tó Trips, João Doce, Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo, prometem fazer a festa na sexta, 9, logo depois dos Adiafa e de Gisela João. Na aldeia, nos arredores de Tomar, marcam também presença, entre muitos outros, Emmy Curl, Expresso Atlântico, Cara de Espelho (sáb, 10), Ana Lua Caiano, Hélio Morais, Máquina, Teresa Salgueiro e The Legendary Tigerman (dom, 11).
Um DJ set de Surma encerra o festival, que não se esgota na música, convidando a participar num sem-número de atividades paralelas que vão da dança ao cinema, passando por oficinas, conversas, exposições, jogos tradicionais ou caminhadas com burros.
Bons Sons > Aldeia de Cem Soldos, Tomar > 8-11 ago, a partir das 14h30 > €30 (dia), €65 (passe)