As descobertas proporcionadas em cada aniversário do Teatro Rivoli acompanham a programação multidisciplinar, seguida ao longo do ano e desenhada pelos codiretores Cristina Planas Leitão e Drew Klein.
Nesta 92ª celebração, sexta e sábado, 19 e 20, vai-se mais longe nos cruzamentos, com a estreia absoluta de Bertie, um espetáculo de teatro que é, ao mesmo tempo, um jogo eletrónico cooperativo. Os três atores (João Abreu, Maria Leite, Catarina Costa Campos) estão espalhados por três palcos – Rivoli e Campo Alegre, no Porto, e gnration, em Braga – e contracenam numa realidade virtual, sendo que os diferentes públicos acompanham a mesma narrativa, mas a partir da perspetiva de uma das personagens do videojogo.
O isolamento digital procurado por uma delas, em processo de luto, é contrariado por encontros inesperados, num cenário apocalíptico. “Partimos da premissa de que a tecnologia não salva nem condena, temos que nos ir adaptando”, conta Rita Barbosa, que assume a direção artística da performance, com algo de nostálgico.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2024/01/240118_IMG_7102_druk-c-Michiel-Devijverx-1600x1067.jpg)
Em destaque está ainda a apresentação de One Song, da artista visual belga Miet Warlop, uma frenética performance aclamada internacionalmente – a estreia foi no Festival de Avignon –, misto de competição-concerto ao vivo. Naquele que é o quarto episódio da série Histoire(s) du Théâtre, produzida para o NTGent, parte-se de uma canção composta por Maarten van Cauwenberghe, com letras de Warlop, repetida por um grupo de atletas-músicos até à exaustão. “Um ritual hipnotizante sobre despedida, vida e morte, esperança e ressurreição”, anunciam.
A pensar no público mais jovem, refira-se também a estreia de Dança, Onde Estás?, de Né Barros & Jorge Gonçalves, inspirada no conto As Girafas não Dançam, de Guy Parker-Rees e Giles Andreae, sobre o que nos leva a dançar. Para agitar os corpos na pista, há que esperar pelo DJ set de SoundPreta, às 23h deste sábado, 20, entre beats de trap, grime e drill, mas também com funk brasileiro e sonoridades eletrónicas.
92º aniversário do Rivoli > Teatro Rivoli > Pç. D. João I, Porto > T. 22 339 2200 > 19-20 jan, sex-sáb > grátis (mediante levantamento de bilhete)