No Taquari, Brasil, o rio Acre transbordou, invadiu cidades, causou destruição e morte. Um mundo de água submergiu a casa de João Pereira Araújo. Esta e outras histórias são contadas em Drowning World, a exposição de Gideon Mendel dedicada à emergência climática global, que nos mostra uma sequência de retratos aparentemente convencionais de quem, apesar da catástrofe, aceitou olhar para a objetiva do fotógrafo a partir da sua casa inundada.
É um exemplo, apenas, de como os Encontros da Imagem, que acontecem em Braga desde 1987, procuram envolver-se com os temas da crise climática, da sustentabilidade, dos movimentos sociais e dar várias perspetivas sobre questões da atualidade.
Ensaio para o Futuro é o tema desta 33ª edição, que reivindica o papel interventivo da fotografia, visível em 49 exposições e instalações, distribuídas por 24 lugares das cidades de Braga, Guimarães, Barcelos e Porto.
“A ideia é parar, pensar em conjunto e imaginar diferentes futuros.” Simone Almeida, que dirige o festival com Carla Bacelar e Noora Manty, reafirma a vontade de explorar os temas prementes dos nossos dias e, através desta seleção de imagens, procura avançar com uma reflexão sobre “novas formas de organização, de modos de vida e de criação”.
Cinco exposições a não perder
Encontros da Imagem > Vários locais de Braga, Guimarães, Barcelos e Porto > até 28 out > grátis > Programa em encontrosdaimagem.com