error on HTML5 media element
This content is currently unavailable
Neste sábado, 9, às 21h30, repete-se uma das iniciativas mais esperadas das Festas na Rua: o concerto ao ar livre da Orquestra Gulbenkian, no Parque Vale do Silêncio, nos Olivais, com entrada grátis. O reportório é cinematográfico e promete aumentar os batimentos cardíacos assim que se escutarem os primeiros acordes de John Williams em Concerto, um espetáculo com cerca de uma hora e meia, composto por algumas das mais célebres bandas-sonoras do popular autor americano de música para cinema.
Para o maestro José Eduardo Gomes, que dirigirá a formação de 85 músicos, com a participação de Francisco Lima Santos no violino, este será um regresso ao jardim e à direção da Orquestra Gulbenkian. Em 2017, quando a EGEAC integrou esta iniciativa pela primeira vez na programação das Festas na Rua, foi sob a sua direção que subiram ao palco para interpretar Carmina Burana, obra referência do compositor alemão Carl Orff, com uma assistência de quase vinte mil pessoas. “Tive a felicidade de fazer a primeira edição. É um regresso especial seis anos depois, com um programa totalmente dedicado a John Williams e músicas de filmes. É um programa desafiante e, neste contexto, é sempre muito especial, não só porque dá início à temporada de música da Gulbenkian e é para uma grande massa humana”, conta o maestro, durante os ensaios no Grande Auditório da Fundação, onde o verde também entra, neste caso pela grande e cenográfica janela desta sala lisboeta.
Durante as quase três horas de ensaios, fomos invariavelmente transportados para as histórias e ação de cada um dos filmes para os quais John Williams criou. E a emoção acompanhou-nos – o mesmo se espera do público que assista a esta edição. “John Williams tem esta capacidade de ilustrar com música, colar com aquilo que é a imagem e o guião de cada filme”, reforça o maestro.
O compositor é uma das personalidades vivas com mais nomeações aos Oscares – não é nenhum ator nem realizador –, tendo ganho por cinco vezes na categoria de Melhor Banda Sonora Original com composições como as de Star Wars Episódio IV (1977), de George Lucas, E.T. – O Extra-Terrestre (1982) e A Lista de Schindler (1993), ambos de Steven Spielberg, realizador com quem tem uma das mais longas e prolíferas parcerias.
Este sábado, é com The Duel, do filme As Aventuras de Tintin, que se dará início, para depois seguir com Adventures on Earth de E.T. – O Extra-Terrestre; o tema principal de Parque Jurássico e três músicas de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Depois, vem o intenso Remembrances de A Lista de Schindler; Sayuri’s Theme de Memórias de uma Gueixa; a mítica banda sonora de Super-Homem, de Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida, para terminar em apoteose com Princess Leia’s Theme e The Imperial March da saga Guerra das Estrelas, temas inesquecíveis e orelhudos escolhidos pela própria orquestra. Cabe novamente à atriz Cláudia Semedo fazer a apresentação do concerto e, lá pelo meio, ir dando mais algumas informações sobre o que se vai ouvir no relvado do Vale do Silêncio, grande ecrã da sétima arte em mais uma noite de Festas na Rua. Tomara que não chova!
Parque do Vale do Silêncio > Av. Cidade de Lourenço Marques, R. Cidade da Nova Lisboa, Lisboa > 9 set, sáb 21h30 > grátis