Desde a primeira edição, no cada vez mais distante ano de 2007, que o Alive se tem diferenciado pela excelência do cartaz, apostando sempre num naipe de trunfos, capaz de arrastar multidões, mas também em nomes, digamos, mais alternativos, que fazem do Palco Heineken, por exemplo, um dos mais interessantes do calendário festivaleiro nacional.
“A principal novidade é o cartaz, porque a programação continua a ser o mais importante”, sublinha Álvaro Covões, o criador do festival com a sua Everything Is New. “Há sempre pequenas mudanças e melhorias, mas pouco se vão notar, porque não queremos mexer muito num formato a que o público já está habituado. Quando vamos a um supermercado, não gostamos quando mudam os produtos de sítio; com os festivais, acontece o mesmo”, diz, com humor.
O segredo para se conseguir um bom cartaz, garante, reside “em começar a trabalhar com muita antecedência, por vezes um ano”, como já está a fazer agora para a edição de 2024. Ainda assim, reconhece, “estamos sempre dependentes dos artistas que estão disponíveis nesta altura. Mas como estamos na rota dos grandes festivais mundiais, há alguns anos, muitos já planeiam as digressões por forma a poderem estar presentes”.
Para este ano, além dos cabeças de cartaz – Red Hot Chili Peppers, Sam Smith, Arctic Monkeys ou Black Keys –, há alguns nomes que Álvaro Covões considera “imperdíveis”, como Rüfüs du Sol, Lizzo, Lil Nas X, Spoon, Idles, Angel Olsen ou Puscifer, “um outro projeto de Maynard James Keenan, líder dos Tool”.
Destaca ainda o novo espetáculo de Branko, “feito em exclusivo para o Alive”, a presença de Jorge Palma, “um dos grandes senhores da música portuguesa”, e “a graça” de o espetáculo conjunto de Carolina Deslandes e de Bárbara Tinoco ser apresentado pela primeira vez no Alive. “Sinto sempre uma frustração pessoal de não conseguir ver tudo, mas o festival sempre teve este conceito de escolha, em que está algo a acontecer em simultâneo. Portanto, cheguem cedo e usufruam ao máximo.”
NOS Alive > Passeio Marítimo de Algés > 6-8 jul, qui-sáb 17h > €74 a €179