1. “L’Immensità – Por Amor“
O festival abre com a antestreia nacional de L’Immensità, de Emanuele Crialese, inspirado na vida do próprio realizador. Ambientado numa Roma dos anos 70, conta a história de Adri, que aos 13 anos questiona a identidade de género, e da sua família à beira da rutura. Nomeado para o Leão de Ouro no Festival de Veneza, o filme é protagonizado por Penélope Cruz.
2. Toni Servillo
O protagonista d’A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, marcará presença na 16ª edição da Festa do Cinema Italiano. A 4 de abril, Servillo sobe ao palco do Teatro Maria Matos para declamar As Vozes de Dante, um monólogo que reinterpreta a Divina Comédia aos olhos da contemporaneidade. A 6 de abril, o São Jorge acolhe a antestreia d’A Estranha Comédia da Vida, filme no qual o ator interpreta Luigi Pirandello.
3. Luigi Ghirri no CCB
Poéticas, minimalistas e em tons de pastel, as fotografias de Luigi Ghirri (1943-1992) retratam uma Itália onírica. Na praia ou em plena cidade, aquele que é considerado o grande mestre da fotografia italiana de paisagem colocou-a sempre em primeiro lugar. A partir de 28 de março, será possível tentar ouvir o silêncio destas imagens, que apazigua e espanta, em Lisboa. Uma exposição, no piso 0 do Museu CCB, com curadoria de Pedro Alfacinha, apresentará cerca de 80 fotografias, produzidas nos últimos 12 anos da curta mas prodigiosa carreira do fotógrafo.
4. Ballare
Se há algo que os italianos sabem fazer bem é festejar. E não é uma, mas duas festas marcam o calendário do festival de cinema. Neste sábado, 25, o Palácio do Grilo, em Marvila, abre portas para uma festa inspirada no clássico A Grande Beleza, enquanto a 1 de abril é a vez de o Musicbox vibrar ao som das mais icónicas canções italianas na Festa Italo Disco. De 2 a 5 de abril, num local secreto na zona de Marvila, serão servidos ainda jantares acompanhados da projeção do clássico Pane, Amore e Fantasia.
5. Em família
A Sala 2 do Cinema São Jorge terá vários programas para crianças e adultos. Dias 1 e 2 de abril, as crianças dos 5 aos 10 anos serão convidadas a assistir a leituras encenadas do clássico Fiabe Italiane, de Italo Calvino, e a participar num workshop criativo. Já a 5 e a 6 de abril, os adultos podem aventurar-se no italiano, participando em duas aulas.
6. Filmes a não perder
Da longa lista de filmes propostos, destacam-se As Oito Montanhas, baseado no bestseller homónimo de Paolo Cognetti e vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes; A Viagem de Papa Francisco, documentário que traça, de forma humana, as viagens do Papa pelo mundo; e Seca, a obra mais recente de Paolo Virzì, protagonizada por Valerio Mastandrea e Monica Bellucci, ambientada numa Roma futura, onde a chuva deixa de cair e os habitantes são confrontados com o pior e o melhor de si, perante a catástrofe.
7. Documentários
Nem só de ficção se faz o cinema. Celebrando alguns dos maiores artistas italianos contemporâneos, a Festa do Cinema Italiano apresenta L’Italiano che inventò l’America, um documentário sobre o realizador Sergio Leone; Infinito – Luigi Ghirri, sobre a vida e obra do fotógrafo de paisagem, e Umberto Eco – La biblioteca del mondo, que ilustra a relação do escritor e filósofo com os livros, procurando captar o significado de biblioteca enquanto local de memória partilhada.
Depois de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano continua no Barreiro (Cine Clube do Barreiro, 2-16 abr), Almada (Auditório Fernando Lopes Graça, 5-26 abr), Penafiel (Cinemax, 4-6 abr), Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente, 11-13 abr), Setúbal (Cinema Charlot, 13-16 abr), Beja (Pax Júlia Teatro Municipal, 18-21 abr), Aveiro (Teatro Aveirense, 9-10 mai), Lagos (Biblioteca Municipal, 16-19 mai), e Évora (Auditório Soror Mariana, 25-27 mai).
16ª Festa do Cinema Italiano > sessões Cinema São Jorge, UCI – El Corte Inglès, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, e outros locais em Lisboa > 29 mar-6 abr > programação completa em festadocinemaitaliano.com