A escolha de Muito Barulho Por Nada para este regresso às Ruínas do Carmo, prendeu-se, em grande medida, com o facto de a peça se passar quase toda num jardim. O palco montado nas ruínas foi transformado num relvado, com uma árvore e flores, reaproveitando-se materiais de espetáculos anteriores. Os figurinos têm a assinatura de Dino Alves.
Se a escolha de uma comédia representada ao ar livre nesta altura apela à postura descontraída, veraneante, do público, já a tradução feita por Sophia de Mello Breyner Andresen – em que as palavras, algumas que já não se usam, são escolhidas com grande rigor – faz com que haja também um distanciamento, uma certa formalidade. E é desta tensão que vive esta encenação de Shakespeare feita por António Pires, do Teatro do Bairro.
“É uma comédia muito próxima da tragédia”, diz o encenador. O enredo é composto por dois casais centrais: Cláudio e Hero, Benedicto e Beatriz. Hero, ao contrário de Beatriz, é submissa, passiva, facilmente sujeita ao que hoje consideramos discursos misóginos. “Este espetáculo é mais sobre o casamento do que sobre o amor”, explica António Pires. “Beatriz critica a submissão da prima, Hero, começa mesmo a peça a dizer que ela é o bobo da família.” Os autores sempre encontraram na comédia uma forma de fazer passar a crítica (social, política, moral…) à sociedade em que se inseriam. “Beatriz diz à prima que deve atender às suas próprias vontades; Shakespeare pôs uma personagem feminina a ter aquelas opiniões num texto bastante feminista”, explica o encenador.
Os figurinos refletem bem uma diferença de atitude em termos de género. Eles vestem fatos pesados e escuros e resolvem tudo com duelos de espadachins. Elas usam vestidos leves, níveos, resolvem tudo com o poder da palavra e da argumentação. Vendo esta encenação, não se consegue situar a ação num tempo específico. Estes textos são, afinal, clássicos que encontram tradução em cada sociedade e época.
Muito Barulho Por Nada > Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo > Lg. do Carmo, Lisboa > T. 21 347 8629 > até 20 ago, seg-sáb 21h30 > €16