Assume um duplo sentido o título da nova exposição que ocupa a nave da Casa da Arquitectura (CdA): Flashback tanto pode significar uma retrospetiva, como (e foi esta a exata intenção) uma homenagem a Julião Sarmento, remetendo para a mostra com o mesmo nome que o pintor, falecido em 2021 e amigo íntimo de João Luís Carrilho da Graça, levou ao Palácio Velasquez, em Madrid, em 1999. A abrir esta viagem por 40 anos da obra do arquiteto português e Prémio Pessoa 2008, com curadoria de Marta Sequeira a partir do acervo depositado na CdA, está o primeiro quadro que lhe ocupou as paredes do atelier, de Pedro Casqueiro, que o acompanha desde os anos 80. Flashback tornou-se, pois, “uma revisitação inesperada do passado”, há de confessar Carrilho da Graça.
Esta retrospetiva foca-se em dez projetos, mas entroncam nela 25 obras ao todo: do Terminal de Cruzeiros de Lisboa (a mais recente), à Casa Fonte Fria (a mais antiga, 1985-1988), em Portalegre, cidade natal do arquiteto, observam-se esquissos, desenhos e maquetas, interligados com livros, pinturas, esculturas e filmes que foram referência no universo de Carrilho da Graça – como é o caso das peças escultóricas Architectone: Alpha (1923), de Kazimir Malevich, aqui mostrado pela primeira vez. Sobre outros projetos edificados (e alguns que não saíram do papel como o Museu e Escola de Moda de Milão) se viajará: a Piscina Municipal de Campo Maior (à época, o autarca era Rui Nabeiro), a adaptação a Pousada do Mosteiro de Flor da Rosa (Crato), a Igreja de Santo António (Portalegre), o Teatro e Auditório de Poitiers (França) e, em Lisboa, entre outros, o Pavilhão do Conhecimento e a Escola Superior de Comunicação Social. “Acabamos por ir da frente para trás, do presente para o passado e aí vamos percebendo mais daquilo que faz parte da obra mais recente do arquiteto”, nota a curadora.
A exposição é complementada com filmes sobre algumas obras, da autoria de André Cepeda, Catarina Mourão, Tiago Casanova e Salomé Lamas.
Flashback/Carrilho da Graça > Casa da Arquitectura > Av. Menéres, 456, Matosinhos > T. 22 766 9300 > 8 abr-29 jan 2023, ter-sex 10h-19h, sáb-dom 10h-20h > €8, grátis dom 10h-13h