Excecionalmente, as salas de cinema da Cinemateca não fecham em agosto para a tradicional pausa de verão da sua programação. E vários ciclos se desenham para todas as idades, incluindo as colaborações com os festivais Curtas de Vila do Conde (filmes premiados) e IndieLisboa.
A partir de dia 9, a Cinemateca dá início às sessões na esplanada, sempre às 21 e 30.
Logo no início do mês, arranca o ciclo Por uma Canção. Não se trata propriamente de um conjunto de filmes musicais, mas, antes, de obras emblemáticas em que uma ou várias canções tiveram um papel decisivo. É o caso de I’m on Fire, de Bruce Springsteen, em Palombella Rossa, de Nanni Moretti, e das canções As Time Goes By (em Casablanca, de Michael Curtiz), Mrs. Robinson, de Simon & Garfunkel (em A Primeira Noite, de Mike Nichols), This One’s From The Heart, de Tom Waits (em Do Fundo do Coração, de Francis Ford Coppola), Moon River, em Boneca de Luxo, de Blake Edwards, ou Over The Rainbow, no clássico O Feiticeiro de Oz, de Victor Fleming.
Este último poderia integrar a programação da Cinemateca Júnior, que também permanece a funcionar, com um programa para toda a família, que inclui Os Goonies, de Richard Donner, O Verão de Kikujiro, de Takeshi Kitano, e Há Festa na Aldeia, de Jacques Tati.
Em parceria com o IndieLisboa, a Cinemateca recebe, ainda, a secção Director’s Cut, com filmes ligados ao próprio cinema e à sua história, assim como uma retrospetiva com as curtas-metragens do colombiano Camilo Restrepo.
Na sequência do levantamento de algumas das restrições de combate à pandemia, a livraria Linha de Sombra irá funcionar de segunda a sábado, das 18h às 22h, e o Bar-Restaurante de segunda a sábado, das 12h30 à 1h da manhã, com um máximo de seis pessoas por mesa no interior ou dez pessoas na esplanada.
Cinemateca Portuguesa > R. Barata Salgueiro 39, Lisboa > T. 21 359 6200 > cinemateca.pt