A 5ª edição do Festival Dias da Dança aposta no equilíbrio entre a vertente presencial – com nove espetáculos de artistas nacionais e, sobretudo, da região – e a vertente online. A programação, dividida pelas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e, pela primeira vez, Viana do Castelo, assenta na ideia da partilha das criações de várias gerações de coreógrafos portugueses. O arranque é nesta terça, 20, com a estreia absoluta de Bate Fado, da dupla Jonas & Lander, no palco do Rivoli, que se propõe a “reinterpretar e recuperar o ato de se bater (sapatear) o fado”, numa mistura entre espetáculo de dança e concerto.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/04/Lea-Moro.jpg)
No mesmo dia, haverá a estreia nacional de Room with a View, na sala virtual, uma criação do coletivo francês (LA) Horde e de DJ Rone, o produtor de música eletrónica, com o Ballet National de Marseille, numa pedreira de mármore. Aliás, as propostas internacionais do festival passarão sobretudo pelo online e, nesta semana, poderá ainda ser visto (B)reaching Stillness (dias 21 a 23), da coreógrafa helvética Lea Moro, uma peça que adotou como ponto de partida as naturezas-mortas do período barroco. No palco, refira-se também a apresentação da peça LAST, de São Castro e António M. Cabrita, na quarta, 21, no Cine-Teatro Constantino Nery.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/04/last_carlos_fernandes_1_2500_2500-1600x1067.jpg)
Na programação para o espaço público, mantém-se a parceria entre o festival e o Balleteatro, no CORPO + CIDADE Digital, em que serão exibidas online seis peças filmadas em diferentes cidades.
Teatros Rivoli e Carlos Alberto (Porto), Cine-Teatro Constantino Nery (Matosinhos), Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia e Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo) > 20-30 abr > €3,50 (online) e €10 (presencial) > Mais informações: www.festivalddd.com/